Este site utiliza cookies para melhorar a experiência de navegação e não guarda dados identificativos dos utilizadores. Poderá desativar esta função na configuração do seu browser. Para saber mais, consulte a Política de Privacidade.

Beiras
Património Histórico e Religioso

roteiro

Património Histórico e Religioso

Explore Belmonte através das suas ruas e conheça todo o património exposto pelo concelho, a céu
aberto ou no interior dos seus museus.

 

1 dia - Manhã

Opte pela Visita Guiada à Aldeia Histórica de Belmonte

Em plena Cova da Ribeira e com vista privilegiada sobre a encosta oriental da Serra da Estrela, encontra Belmonte. Terra que viu nascer Pedro Álvares Cabral, berço de boas gentes, mas também de paisagens sem fim e séculos de história. Explore a Rede de Aldeias Históricas de Portugal e descubra o mais belo dos montes, Belmonte. Uma escapadela inesquecível.

Visite a Igreja de Santiago e Panteão dos Cabrais

Estima-se que tenha sido construída em 1240, por intermédio de D. Maria Odil Cabral, por disposição de D. Gil Cabral, tendo vindo a sofrer alterações ao longo dos tempos. Ao traço românico que o molda juntam-se inúmeros pormenores góticos e maneiristas, fazendo deste um monumento único. No interior, pare para contemplar a pietá em granito e as maravilhosas pinturas murais. Uma paragem obrigatória para encontrar conforto espiritual durante a peregrinação até Santiago de Compostela.

Almoço centro da cidade

Visite o Museu dos Descobrimentos do novo Mundo

Conduzido por Pedro Álvares Cabral e orientado pelas mais modernas tecnologias e técnicas museográficas, embarque numa viagem até 1500 com destino a Terras de Vera Cruz.

Explore o Ecomuseu do Zêzere

Antigo celeiro dos Cabrais – família mais importante na história de Belmonte – esta estrutura em granito sólido convida-o hoje a mergulhar na história de um dos mais importantes rios portugueses, o rio Zêzere. 

Siga serpenteando e termine o dia com um passeio no comboio turístico.  

2 dia - Manhã

Visite o Museu Judaico

Ao longo dos tempos, Belmonte tem servido de abrigo a uma vasta história judaica. Caminhando pelos corredores deste Museu, com objetos utilizados por judeus e cristãos-novos, entre a Idade Média e o século XX, fique a conhecer um pouco mais da resistência judaica sefardita na Península Ibérica.   

Visitas guiadas:
+351 275 088 698 | empds.belmonte@gmail.com

Visite o Museu do Azeite

Pelos três pisos deste Museu do Azeite, conheça o caminho mágico que transforma o negro e verde da azeitona no dourado reluzente do azeite, em como a importância da produção na economia local. No olival deste centro, descubra cada ramo desta atividade: “A Oliveira e a Civilização”, “A Oliveira em Portugal”, “Olivais da Cova da Beira”, “A importância Ecológica do Olival”, “Ciclo anual da cultura da oliveira e produção de azeite” e “Introdução à tecnologia do Lagar de Belmonte”. 

Deslumbre-se em Centum Cellas

Reza uma das muitas lendas que naquele lugar se erguia antes uma prisão com cem celas, onde teria estado cativo São Cornélio, o que explicaria os dois nomes pelos quais é vulgarmente conhecida – Torre de Centum Cellas ou Torre de São Cornélio. Templo, mansio ou mutatio, villa romana ou praetorium de acampamento romano são algumas das alternativas. Apesar de não ser unânime a sua origem, não existem dúvidas de que trata de um monumento singular e único, que aguarda, imponente, a sua visita.  

Almoço

Visite o Museu do Território – Casa da Torre Caria

Construído no início do século XIV para receber a residência dos Bispos de Guarda, das muralhas do Castelo de Caria nasceu a Casa da Torre para acolher não só o clero, mas também um vasto espólio arqueológico recolhido de Centum Cellas, da Villa da Quinta da Fórnea, do Castelo de Belmonte, da Casa da Torre e do Convento N.ª Sr.ª da Esperança.

Visite à Casa da Roda

Procure as casas da roda sempre nos locais mais discretos das vilas. Na estrutura giratória, encontra dois patamares – um para colocar o bebé, outro para os pertences. Estes últimos permitiam à mulher reivindicar a tutela da criança, acontecimento raro festejado com um baile, como o retratado na fotografia que encontra no interior da Casa.

Visite a Casa Etnográfica de Caria

Casa onde residem as memórias de quotidianos tão ricos – as casas, as profissões, os afazeres, os utensílios… Descubra esta Casa com tanto valor social e antropológico. Uma verdadeira viagem no tempo que lhe dá a conhecer a essência desta terra, através das duas gentes. 

Visite a Vila de Caria

Após visitar o Museu do Território, aproveite para caminhar por Caria. Descubra a elegância do Solar dos Proenças e a imponência da Igreja de Caria. Bom passeio!

Serra

Companion

A companhia perfeita para o ajudar a descobrir a serra da estrela. Disponível brevemente.

Iphone X

Geolocation

Cruzando as suas preferências e a sua localização, o companion irá fazer as melhores sugestões ao longo da sua viagem.