Este site utiliza cookies para melhorar a experiência de navegação e não guarda dados identificativos dos utilizadores. Poderá desativar esta função na configuração do seu browser. Para saber mais, consulte a Política de Privacidade.

Beiras
Viver as Paisagens do Sabugal

roteiro

Viver as Paisagens do Sabugal

Conheça o Sabugal no seu estado mais puro. Explore a grandeza histórica da região e a natureza ímpar que aqui habita. Ambos de portas abertas para o receber.

Visite as mais belas paisagens do norte, sudeste e oeste do concelho do Sabugal, assim como os principais pontos históricos do mesmo.

Para desportistas e caminhantes habituais.

1º Dia - Manhã

Aventure-se na Pequena Rota – Nascente do Côa (PR3)

Supere-se numa caminhada pelos pontos mais altos da região nesta Pequena Rota, que tem a aldeia de Fóios como ponto de partida e o Rio Côa como guia. Um esforço recompensado pela espetacular variedade de fauna e flora que o acompanhará ao longo do percurso, e que justifica a integração desta região na “Rede Natura 2000” e a implantação de uma das doze Estações da Biodiversidade espalhadas pelo país. Repare ainda nas originais formas de erosão granítica de fraturação ortogonal conhecidas por “mesas”. Ou não estivéssemos nós em plena Serra das Mesas.   

Almoço

Visite a cidade do Sabugal e o seu Castelo

A cidade do Sabugal situa-se no centro natural do território do Alto Côa. Um florescente burgo que se desenvolveu no alto de um relevo com 760 metros de altitude, delimitado por uma cerca defensiva ainda hoje percetível. Explore toda a história desta região, com passagem obrigatória pelo Castelo e Torre de Menagem, com os seus 28 metros de altura e as suas cinco quinas, um dos ex libris da região. Já foi cemitério e hoje convertido em amplo anfiteatro natural, para realização de espetáculos.

Visite o Museu do Sabugal

Por trás de uma imponente fachada do séc. XIX, descubra o Museu do Sabugal, que lhe dá a conhecer, de forma permanente, todos os capítulos da ocupação humana das terras de Riba Côa desde a pré e proto-história. Mas é a através das suas exposições temporárias que cumpre a sua segunda missão – a de valorização, apresentação e promoção de diferentes formas de expressão artística e de conhecimento, sobretudo as de alguma forma relacionadas com este território. 

2º Dia - Manhã

Aventure-se na Pequena Rota – Vale do Cesarão (PR2)

Esta Pequena Rota é a montra perfeita do rico património histórico e arqueológico de Vilar Maior e Vale do Cesarão, rio que por aqui passa antes de desaguar no Côa. Na povoação de Vilar Maior, preste atenção ao castelo, ruínas da Igreja de Santa Maria do Castelo, pelourinho e ponte. Se quiser aprofundar o seu conhecimento da região, não deixe de visitar o museu. Ao longo da caminhada, regresse à época medieval através dos troços de calçada, das sepulturas escavadas na rocha e das lagaretas, entre tantos outros. 

Almoço

Visite as Termas do Cró e aproveite para descansar no balneário termal

A 15 km do Sabugal, encontre a freguesia de Rapoula do Côa. E aí descubra as Termas de Cró. Um possível antigo local romano convertido em retiro de excelência para aqueles que procuram dedicar um bocadinho à sua saúde e bem-estar. Aproveite a visita para relaxar no balneário termal, mergulhando na piscina lúdica com as suas 17 estações hidrodinâmicas, ou optando por umas das várias sessões de massagem disponíveis.

3º Dia - Manhã

Aventure-se na Pequena Rota – Penha do Lobo (PR5)

Envolta em numerosos cumes graníticos, descubra a aldeia de Penalobo. Inicie aqui a sua rota e deixe-se desde logo maravilhar pela moldura em relevo com a Cova da Beira e Serra da Estrela ao fundo. Ao longo do trajeto podem observar-se os vastos afloramentos graníticos com a formação de pequenas colinas vulgarmente designadas por “penhas”. Para além da paisagem e da morfologia granítica, conheça as culturas e atividades agrícolas de pequena escala praticadas na região. Encontre pomares e hortas em socalcos, lameiros, sobreiros, colmeias e um forno comunitário. Após uma longa subida explore o que resta do povoado fortificado proto-histórico da Serra das Vinhas e uma coleção de centenas de minerais, merecedores da sua visita.

Almoço

Aldeia Histórica de Sortelha

Paragem obrigatória desta visita, a Aldeia Histórica de Sortelha é uma das mais belas e antigas vilas portuguesas. Felizmente é também uma das mais bem conservadas, mantendo quase intactas as suas formas originais. Serpenteie por entre as ruas e vielas do aglomerado, vigiadas de perto pelo imponente castelo do séc. XIII. Antes de partir, visite ainda as sepulturas medievais, junto ao pelouro manuelino ou em frente à igreja renascentista. 

Serra

Companion

A companhia perfeita para o ajudar a descobrir a serra da estrela. Disponível brevemente.

Iphone X

Geolocation

Cruzando as suas preferências e a sua localização, o companion irá fazer as melhores sugestões ao longo da sua viagem.