Este site utiliza cookies para melhorar a experiência de navegação e não guarda dados identificativos dos utilizadores. Poderá desativar esta função na configuração do seu browser. Para saber mais, consulte a Política de Privacidade.

Beiras
Nave de Santo António – Manteigas

A Nave de Santo António, situada entre o planalto da Torre e os Piornos, a uma altitude de aproximadamente 1500 m, acumula durante o inverno quantidades significativas de neve, apresentando-se coberta por um dos mais extensos cervunais da serra da Estrela.

40.322036 N

-7.589864 W

Onde

Nave de Santo António – Manteigas

Há aproximadamente 30 mil anos, no máximo da última glaciação, a Nave de Santo António apresentava-se coberta de uma massa de gelo que escoava em direção aos vales glaciários da Alforfa e do Zêzere. Nesta área, podem observar-se ainda várias formas sedimentares depositadas pelos glaciares, de que se destacam a moreia do Poio do Judeu, a norte, e a moreia de Alforfa, a sul. Sobre a primeira destas moreias encontra-se um enorme bloco granítico com um comprimento de 12 m e um volume de aproximadamente 150 m³, designado de Poio do Judeu, que terá sido transportado pela massa de gelo que então escoava através do vale do Zêzere. Os vestígios glaciários do Parque Natural da Serra da Estrela representam um conjunto de testemunhos único em Portugal, constituindo uma das suas principais singularidades.

Ver todos

Serra

Companion

A companhia perfeita para o ajudar a descobrir a serra da estrela. Disponível brevemente.

Iphone X

Geolocation

Cruzando as suas preferências e a sua localização, o companion irá fazer as melhores sugestões ao longo da sua viagem.

galeria

Inspira-te

Siga os nossos canais sociais, partilhe connosco as suas fotografias, videos e histórias.