Este site utiliza cookies para melhorar a experiência de navegação e não guarda dados identificativos dos utilizadores. Poderá desativar esta função na configuração do seu browser. Para saber mais, consulte a Política de Privacidade.

Beiras
Castelo de Trancoso – Colónia de Andorinhões

Os andorinhões são aves de pequenas dimensões, semelhantes na silhueta às andorinhas, mas de plumagem mais negra e asas mais longas e esguias. O andorinhão-preto é uma espécie migradora estival, com uma distribuição ampla que abrange todo o território continental, representando o mais abundante dos andorinhões em Portugal. 

40.779814 N

-7.349464 W

Onde

Castelo de Trancoso – Colónia de Andorinhões

Os andorinhões são aves de pequenas dimensões, semelhantes na silhueta às andorinhas, mas de plumagem mais negra e asas mais longas e esguias. O andorinhão-preto é uma espécie migradora estival, com uma distribuição ampla que abrange todo o território continental, representando o mais abundante dos andorinhões em Portugal. Encontra-se em estreita associação com o homem, sendo frequente em zonas urbanizadas. Em Trancoso estas aves utilizam sobretudo o castelo e as muralhas do burgo medieval para aí construírem os seus ninhos, em colónias mais ou menos densas. Os andorinhões-pretos chegam à região a partir de meados de março. Cada casal cria apenas uma ninhada por ano, sendo as suas posturas compostas por 2 a 3 ovos. A incubação dura 18 a 24 dias e as crias atingem a capacidade de voo com a idade de 37 a 56 dias, resultando os períodos mais longos de desenvolvimento de condições mais adversas.

Ver todos

Serra

Companion

A companhia perfeita para o ajudar a descobrir a serra da estrela. Disponível brevemente.

Iphone X

Geolocation

Cruzando as suas preferências e a sua localização, o companion irá fazer as melhores sugestões ao longo da sua viagem.

galeria

Inspira-te

Siga os nossos canais sociais, partilhe connosco as suas fotografias, videos e histórias.