Este site utiliza cookies para melhorar a experiência de navegação e não guarda dados identificativos dos utilizadores. Poderá desativar esta função na configuração do seu browser. Para saber mais, consulte a Política de Privacidade.

Beiras
Cascata da Centieira

A cascata Centieira é formada por uma série de degraus entalhados numa parede rochosa, fazendo a drenagem das águas de um maciço granítico mais elevado localizado a ocidente do vale dos Moinhos. Este vale encontra-se instalado sobre uma falha tectónica associada à depressão de Longroiva, apresentando um traçado retilíneo e, em resultado da ação erosiva das águas da ribeira, um perfil encaixado.

40.951254 N

-7.202172 W

Onde

Cascata da Centieira

A vegetação característica do vale onde se encontra a cascata da centieira, sendo constituída por elementos tipicamente mediterrâneos, reflete o relevo e as condições climáticas que lhe estão associadas. Deste modo, nas zonas planálticas adjacentes e mais húmidas, ocorrem sobreiros, ao passo que nos vales próximos e nas encostas expostas a sul, de clima mais quente (termófilo), podem observar-se com frequência a azinheira e uma conífera de porte arbustivo pouco frequente em Portugal, o zimbro-bravo. No passado, estas espécies constituiriam bosques densos, mas em resultado da sua degradação, pela ocorrência de incêndios, a vegetação característica das vertentes apresenta-se na atualidade dominada por matos de giesta-branca, piorno e rosmaninho.

Devido à relativa aridez da região durante o período estival, os meses de maior precipitação, normalmente de outubro a março, constituem a melhor época para visitar esta cascata.

Ver todos

Serra

Companion

A companhia perfeita para o ajudar a descobrir a serra da estrela. Disponível brevemente.

Iphone X

Geolocation

Cruzando as suas preferências e a sua localização, o companion irá fazer as melhores sugestões ao longo da sua viagem.

galeria

Inspira-te

Siga os nossos canais sociais, partilhe connosco as suas fotografias, videos e histórias.