Onde
Pontão Manuel José
O rio Côa é um dos mais importantes afluentes da margem esquerda do rio Douro, nasce na serra das Mesas, a uma altitude de cerca de 1175 metros. No seu percurso para norte, numa extensão de 135 km, define um longo vale, constituindo uma das áreas de maior valor natural da Beira Interior.
Neste troço, o rio Côa atravessa uma zona planáltica granítica, correndo num vale encaixado de vertentes mais ou menos abruptas. Esta área, situada entre os 600 e 800 metros de altitude, apresenta um clima de forte influência continental, caracterizado por verões secos e quentes e invernos frios e húmidos. Nestas condições, além dos bosques dominados por carvalho-negral refere-se a presença da azinheira, aos quais, nas zonas mais abertas, se associa várias espécies de giestas e piornos.
Ao longo das zonas ribeirinhas ocorrem diversas espécies de hábitos aquáticos, das quais se destacam alguns anfíbios e répteis como a rã-ibérica, o lagarto-de-água e o cágado-mediterrâneo e ainda ao nível das aves a alvéola-cinzenta e a garça-cinzenta. Relativamente às encostas envolventes, a área é rica em aves de rapina como a águia-cobreira, o milhafre-real e a águia-calçada. Entre os mamíferos, ocorrem ainda com alguma frequência espécies como o ouriço-caixeiro, o coelho-bravo e o javali.