Este site utiliza cookies para melhorar a experiência de navegação e não guarda dados identificativos dos utilizadores. Poderá desativar esta função na configuração do seu browser. Para saber mais, consulte a Política de Privacidade.

Beiras

Festival cultural Beiras e Serra da Estrela

Somos filhos do luar e da poesia

Este espetáculo exalta a resistência de viver no “Portugal profundo”, no amor às suas gentes, tradições e mundo físico. Esta condição estará traduzida nos sonhos de um jovem adulto que pairam mais alto do que as montanhas que o rodeiam e no dilema de abandonar o mundo que ama. Todo este contexto será refletido ao longo do espetáculo nas letras e músicas, nos monólogos do jovem adulto, nas coreografias do par dançante e até na tela de um artista plástico que dará vida a uma obra. Saiba mais sobre este espetáculo na nossa agenda cultural.

Saiba mais

Festival cultural Beiras e Serra da Estrela

Os sons da estrela

O espetáculo “Os Sons da Estrela” conta a história de Rosa, uma menina criança, que desde sempre fora fascinada pela paisagem da sua aldeia. Apesar deste fascínio, Rosa conhece uma senhora que a faz admirar ainda mais toda a natureza ensinando-lhe que, para a viver inteiramente, precisa de tempo e, claro, amor. Numa aventura que enaltece lendas, costumes, cultura e gentes da região, este espetáculo musical procura envolver o público não só numa vertente de espectador, mas, também, participante, deixando-se levar pelas músicas bem conhecidas de todos. conheça a nossa agenda cultural completa.

Saiba mais

Festival cultural Beiras e Serra da Estrela

A LENDA - Serra da Estrela

A LENDA da Serra da Estrela é uma viagem por uma estória partilhada de geração em geração. A iconografia serrana alia-se a uma dramaturgia cinemática, dramática e musical para abordar questões imemoriais da interação humana com o meio ambiente. A procura de um pastor pela sua identidade e transcendência é aqui também um olhar sobre como vivemos os nossos dias, como lidamos com o desconhecido, como alcançamos objetivos e que valores nos regem.

Saiba mais

Festival cultural Beiras e Serra da Estrela

Histórias de Manteigas

Aqui conta-se a história de Manteigas, coração da Serra da Estrela, e das suas gentes, interligando o passado e o presente, o real e o mágico, combinando o teatro, o canto e a música. Esta história irá começar numa época em que a Serra da Estrela vivia o fenómeno da glaciação que deu origem à formação do espetacular Vale Glaciar do Zêzere, património natural onde se insere a vila de Manteigas, local onde brota tanta água que mais parecem “Cântaros”, e onde nasce o Zêzere e o Mondego, dois rios importantes de Portugal.

Saiba mais

Festival cultural Beiras e Serra da Estrela

Desadormecer

Desadormecer é uma instalação performance em forma de percurso guiado, através de um espaço exterior natural e um espaço interior mais expositivo. O espetáculo recorre a objetos e elementos multimédia de forma a imergir o espectador num universo que traça pontes entre o passado, o presente e as hipóteses de futuro, de uma população idosa e a região serrana que habitam. O trabalho debruça-se especificamente sobre as dicotomias isolamento/comunidade, e confinamento/liberdade, tocando também temas como memória, proteção, cura e autonomia. Se ficou interessado, consulte a nossa agenda completa.

Saiba mais

Festival cultural Beiras e Serra da Estrela

Cabrália 16º Sul 39º Oeste

CABRÁLIA 16o SUL, 39o OESTE é um espetáculo multidisciplinar centrado na figura do navegador Pedro Álvares Cabral e no período histórico em que ocorre o achamento do Brasil. Todos os quadros evocados seguem uma ordem cronológica e pretendem centrar a atenção dos espectadores numa sequência narrativa que salienta momentos históricos, mas também populares, de forte emotividade. Curioso? Consulte a nossa agenda cultural e saiba mais.

Saiba mais

Festival cultural Beiras e Serra da Estrela

Unidos por um fio

A ideia originária emergiu do conceito de fio, afinal aquilo que nos liga, no nosso imaginário, na nossa realidade geográfica, no nosso “modus vivendi”, no nosso percurso histórico, nas nossas necessidades, ambições e sonhos. Tudo isto, ao fim de contas, são os fios de que se tece a nossa cultura comum, mas diversificada, tal teia de fios de cores diversas que o debuchador soube e sabe conceber para se tecer um belíssimo tecido. Saiba tudo na nossa agenda cultural.

Saiba mais

Festival cultural Beiras e Serra da Estrela

Da Beira com amor

“Da Beira com Amor” pretende ser uma junção de sentidos e sentimentos, evoluídos através de encontros. É assim uma espécie de “Retrato de Família” comum, com amor e sentimento, com memórias e características próprias da região da Beira Interior, através dos 5 concelhos envolvidos, das suas paisagens naturais e humanas. Num espetáculo performativo que envolve imagem, som, dança e teatro, valorizando o património material e imaterial existente nesta região das Beiras. Consulte a nossa agenda cultural e saiba todos os pormenores

Saiba mais

Festival cultural Beiras e Serra da Estrela

Identerioridades

O Projecto “Identerioridades” da ACR Vila Mendo é uma produção teatral (com recurso à multimédia e à música) que pretende pensar o interior do território- a ruralidade enquanto marca identitária e matriz existencial- e reflexionar o nosso próprio Território-Interior: de quem fomos, de quem somos, de quem seremos. Parte de 4 temáticas (Vida/Morte; Religiosidade(s); Emigração; a Mulher) que perpassam a Vida das nossas gentes e comunidades; entremeia-as, conjuga-as num tempo intemporal e devolve-as a todos nós... espectadores e protagonistas actuantes de um mundo a carecer terminantemente de um Sentido-sentido... Saiba mais na nossa agenda cultural.

Saiba mais

Festival cultural Beiras e Serra da Estrela

Melhores dias virão

“Melhores Dias Virão” é um espetáculo de teatro multidisciplinar (música, dança e audiovisuais) onde se pretende refletir duas realidades icónicas da Região das Beiras, Raia, Sabugal - o Contrabando e a Emigração. “Onde há raia há contrabando”. E há também histórias de contrabando. Histórias contadas pelas pessoas que no escuro da noite que seguiam por caminhos traçados e imaginados em direção à raia. Ao cair da noite formavam- se grupos, traçavam-se caminhos, vigiava-se a guarda fiscal e os carabineiros e desaparecia-se no escuro para ganhar a vida. Sempre com a ideia no pensamento de que melhores dias virão.

Saiba mais

Festival cultural Beiras e Serra da Estrela

Lendas, rezas e benzeduras

“Lendas, Rezas e Benzeduras” é um projeto de criação e instalação que se constitui como um conjunto de ações de cariz artístico, cultural e social, com grande envolvimento comunitário com especial enfoque nos públicos com menos acesso e que parte das linguagens do Teatro, mas que se deverá estender pelas artes plásticas, multimédia, música e luminoplastia, fazendo refletir sobre a forma como o povo vivenciava os seus medos, as perdas e cuidado com a saúde física e espiritual.

Saiba mais

Festival cultural Beiras e Serra da Estrela

Raia

“RAIA” é um projeto de criação que se constitui como um conjunto de ações de cariz artístico e cultural com envolvimento comunitário na criação e produção, com especial enfoque nos públicos com menos acesso e que parte das linguagens da dança-Teatro e do teatro documental com notas de Novo Circo fazendo refletir sobre o perigo, o risco, o isolamento, a força, o arrojo e a abnegação das gentes da região. Consulte toda a informação na nossa agenda cultural.

Saiba mais

Festival cultural Beiras e Serra da Estrela

Ouvir hoje

Deste vasto trabalho de recolha realizado no concelho de Pinhel surge este espetáculo que propõe às pessoas “Ouvir Hoje” o que se cantava e tocava ontem. Desta forma pretendemos homenagear a música que não se escreve e que se transmite há séculos de pais para filhos e de avós para netos, a música que é património coletivo e que preserva a identidade das nossas gentes. a música tradicional. Saiba mais na nossa agenda cultural.

Saiba mais

Festival cultural Beiras e Serra da Estrela

Das cavernas

O mundo surgiu das cavernas do Côa, do granito do Côa, da vida do Côa! Da confusão original até à opressão temporal, a resistência de homens e mulheres fica na memória da história da Raia. E se o inimigo veio tantas vezes do lado de lá da fronteira, também dentro de casa a violência cresceu. E no futuro? E nos dias que se seguirão? Haverá o regresso à vida nas Cavernas? Saiba onde pode assistir a este espetáculo na nossa agenda cultural.

Saiba mais