Este site utiliza cookies para melhorar a experiência de navegação e não guarda dados identificativos dos utilizadores. Poderá desativar esta função na configuração do seu browser. Para saber mais, consulte a Política de Privacidade.

Beiras
Sabores da Serra

roteiro

Sabores da Serra

Rota Gastronómica nos municipios de Fornos de Algodres, Gouveia, Celorico da Beira, ,Trancoso e Pinhel com a duração de 3 dias

1º Dia - Manhã

Explore o centro histórico de Fornos de Algodres

Percorrer o centro histórico é a melhor forma de conhecer as memórias regionais de outras épocas. Conheça os diversos solares, dos quais se destacam, o Solar dos Abreu Castelo Branco, o Solar dos Albuquerques de  Vasconcelos, e o Solar dos Cortes Reais. E não deixe de fora as casas brasonadas e pela Igreja da Misericórdia. 

 

Oficina de pão de urtigas
Aprenda a confecionar a iguaria localmente famosa: o tradicional pão de urtigas. Nada tema, ele não pica. No final, prove-o, e se o resultado for bom, leve o que sobra para partilhar. 

Almoço

Perca-se por Folgosinho

Comer é uma aventura obrigatória para quem visita o concelho de Gouveia. Na freguesia de Folgosinho a tradição ancestral da boa mesa cria o expoente máximo da gastronomia serrana.

Rica e variada a gastronomia em Gouveia vive com o melhor os melhores produtos locais. Cabrito assado, feijocas, arroz de carqueja alambica de cabrito são alguns dos “mimos” a saborear.

O afamado QUEIJO DA SERRA tem no concelho de Gouveia um dos principais destaques à mesa. O prazer de degustar complementa-se em Gouveia com o bom vinho Dão. Propostas autênticas e requintadas que transformam Gouveia num laboratório de experiências saborosas.

 

 Visite uma quinta de Produção de Vinho com degustação

Os vinhos DÃO ganham em Gouveia uma das suas especificidades. A altitude da encosta da Serra da Estrela abraça vastos vinhedos, criando propostas que refletem a energia da montanha. Requinte e aromas diversos, brancos frescos e leves, tintos de bom corpo e macios.

Os vinhos e a sua cultura são experiências a descobrir nas diversas quintas produtoras que pauteiam o concelho de Gouveia. Propostas para descobrir, viver e visitar conhecendo castas, aromas e tradições. No final da visita, delicie-se com melhor vinho do DÃO.

 

 Visite a Adega Cooperativa de Vila Nova de Tazem
Torne-se conhecedor de todo o processo produtivo desta Adega. Sinta o paladar das castas no local, e leve algumas para provar em casa.
40.499882, -7.714313

 

2º Dia - Manhã

Explore a Aldeia Histórica de Linhares da Beira e o seu castelo

Conheça esta Aldeia Histórica medieval do século XII, moldada por uma diversidade arquitetónica e artística ímpar, resultado de um legado de várias épocas. Caminhar pelas ruas desta aldeia museu é fazer uma incursão ao passado, à sua história, e sentir a brisa do Vale do rio Mondego a acariciar-nos o rosto. O Castelo, classificado como Monumento Nacional, possui duas torres: a de menagem situa-se entre os dois recintos muralhados; a do relógio possui um relógio de pêndulos (réplica do séc. XVII) que pauta o tempo da região através do sino.

 

Almoço - Visita com degustação

Alinhe numa Visita com degustação ao Solar do Queijo Serra da Estrela

O Solar do Queijo da Serra da Estrela, construído no século XVIII, é um dos principais ocupantes do centro histórico da vila de Celorico da Beira. Inicialmente recebeu os antigos Paços do Concelho e o quartel dos bombeiros voluntários. Hoje, e desde o ano de 1998, foi transformado num espaço museológico onde se procura documentar uma das principais atividades económicas do concelho de Celorico: a produção do Queijo da Serra. Ao lado, vai encontrar um espaço comercial onde pode levar as iguarias para saborear em casa.

 

Passe pela Cooperativa Agrícola da Beira Serra
Nascidos a partir de uvas cuidadas em altitudes entre os 400 e os 700 metros, os vinhos da Cooperativa Agrícola Beira Serra têm em si a marca indelével das serras imponentes da região. Não perca a oportunidade de descobrir todas as castas que compõem a oferta desta cooperativa. 40.726881, -7.254866

Perca-se pelo Centro Histórico de Trancoso

A 800 metros de altitude, descubra Trancoso. Inserida na rede das Aldeias Históricas de Portugal, mas também num imponente conjunto de muralhas, que remontam ao séc. XIII. Tal como a sua visita, também esta terra é coroada com a presença do Castelo milenar, que preserva ainda a sua estrutura pré-românica. Também as casas senhoriais, vários templos e um núcleo habitacional judaico do século XIV são pontos de passagem obrigatórios durante a sua visita.

Visite a Aldeia de Juizo e jante por lá

Uma aldeia tipicamente beirã, vestida de granito amarelo e que, segundo reza a lenda, pertenceu a um Juiz. Desfrute do resto do dia nesta aldeia, fique para jantar, e encante-se com a hospitalidade das suas gentes. Vale a pena pedir que lhe contem as estórias desta antiga Vila Romana. 

3º Dia - Manhã

Inscreva-se numa Oficina de pão ou queijo (primavera/outono/inverno) na aldeia do Juizo e Visita ao Centro Histórico de Pinhel

Inscreva-se numa Oficina de pão ou queijo (primavera/outono/inverno) na aldeia do Juizo
Através de ensinamentos transmitidos pela comunidade local, aprenda e descubra como se cozinham os sabores tradicionais desta fabulosa aldeia através da participação numa oficina de pão ou queijo.

 

Explore o Centro Histórico de Pinhel
Parta à descoberta de Pinhel percorrendo as suas muralhas, tome o Largo Ministro Duarte Pacheco como ponto de partida. Deixe-se desde logo encantar pelos três solares, as duas igrejas e o pelourinho. É aí que encontra também o posto de turismo, caso necessite de alguma orientação. Atenção à parede lateral deste edifício construído para acolher os Paços do Concelho (e cadeia), aí encontrará uma pista para o cognome pelo qual Pinhel é também conhecida – “Cidade Falcão”.  
40.775995, -7.063427

 

Almoço

Opte por uma Visita com prova a uma Quinta de produção Vinícola

Descubra todas as características deste vinho regional através da visita a uma das quintas produtoras. E no final, brinde o seu paladar numa prova das várias castas existentes. De tarde, caminhe por esta terra. Sinta o pulsar da vida quotidiana e grave na memória a diversidade paisagística e o paladar único das várias castas que povoam o concelho de Pinhel. 

 

Serra

Companion

A companhia perfeita para o ajudar a descobrir a serra da estrela. Disponível brevemente.

Iphone X

Geolocation

Cruzando as suas preferências e a sua localização, o companion irá fazer as melhores sugestões ao longo da sua viagem.