Este site utiliza cookies para melhorar a experiência de navegação e não guarda dados identificativos dos utilizadores. Poderá desativar esta função na configuração do seu browser. Para saber mais, consulte a Política de Privacidade.

Beiras
Rota do Azeite da Beira Interior

roteiro

Rota do Azeite da Beira Interior

Da azeitona, nasce um dourado que inunda a dieta mediterrânea com sabor, saúde e aromas peculiares ricos em qualidades nutritivas.
A região mediterrânea, atualmente, é responsável por 95% da produção mundial de azeite, fruto do seu clima, seco e com bastante sol, propício ao cultivo das oliveiras.
Como todas a gorduras, o azeite é uma boa forma de energia, fornecendo por cada grama nove kcal. 

Rota do Azeite da Beira Interior

Da azeitona, nasce um dourado que inunda a dieta mediterrânea com sabor, saúde e aromas peculiares ricos em qualidades nutritivas.
A região mediterrânea, atualmente, é responsável por 95% da produção mundial de azeite, fruto do seu clima, seco e com bastante sol, propício ao cultivo das oliveiras.
Como todas a gorduras, o azeite é uma boa forma de energia, fornecendo por cada grama nove kcal.

Método de produção

Para obter 250 mililitros de azeite são utilizadas entre 1300 a 2000 azeitonas, recorrendo a métodos mecânicos e de temperatura, que vieram substituir o ancestral processo tradicional. Vamos por passos:

1. As azeitonas são limpas e lavadas, uma vez colhidas e transportadas até ao lagar.
2. A moagem ocorre e, posteriormente, a batedura da massa (a temperatura deve ser de 25 a 30 ºC) e a separação do azeite por centrifugação ou decantação.
3. O azeite é armazenado em depósitos de aço, a uma temperatura entre os 14 e 18 ºC.
4. Por fim, é embalado, depois de filtradas as impurezas dispersas no azeite.

 

Características particulares:
Os azeites da Beira Interior DOP são de baixa a muito baixa acidez.
A maior parte da azeitona utilizada é da variedade Galega, responsável pela tonalidade amarela esverdeada a amarela levemente esverdeada. E ainda pelo aroma característico e sabor frutado.

 

Como provar o azeite

1. Verta 15 ml de azeite num copo de cor azul escura para que a cor deste não seja apreciada.
2. Coloque uma mão no topo do copo e outra por baixo para aquecer o azeite e libertar o seu cheiro e o sabor.
3. Mover ligeiramente o azeite no interior do copo, remover a mão que se encontra no topo e inspirar lentamente. Volta-se a tapar e por fim, remove-se a mão que se encontra a tapar o copo.
4. Engolir uma pequena porção de azeite que deve percorrer toda a cavidade bucal até descer à garganta. Quando o azeite se encontra perto da garganta é bastante importante inspirar algum ar para que se tenha a perceção das sensações retro nasais.

 

Entre cada azeite provado deve beber água e comer maçã para limpar a cavidade bucal.
Em alternativa, pode também provar diversos azeites com pedacinhos de pão branco, o mais neutro possível. É, além disso, uma bela entrada para qualquer refeição!

 

Azeite

Com aroma frutado, ligeiramente espesso, com cor de ouro ou amarelo esverdeado, amargo, picante ou mais adocicado, suave ou intenso. É assim este produto ancestral português – variado e de alta qualidade, o que lhe vale a classificação como azeite virgem extra e azeite virgem, nos termos da Regulamentação Comunitária. Dadas as características dos solos que influenciam a variedade de azeitonas, os Azeites da Beira Interior integram duas áreas geográficas diferentes: Azeites da Beira Alta DOP, obtidos da azeitona Galega, Cornicabra, Carrasquenha, Negrinha, Madural e Cobrançosa; e Azeites da Beira Baixa DOP, obtidos sobretudo com a variedade Galega, mas também Cordovil e Bical.

Tipos de azeite na Beira Interior

Azeites virgem extra e azeite virgem
Concebido a partir das variedades de azeitona Galega, Verdeal Cobrançosa e Cordovil, frutos de duas áreas diferentes, Beira Baixa e Beira Alta.
No entanto, para chegar à obtenção deste ouro líquido virgem e virgem extra é necessário ter em atenção muitos fatores, nomeadamente, o estado de maturação da azeitona, e sobretudo as variedades utilizadas no lote de azeite embalado. O primeiro determinará a intensidade dos azeites em relação às sensações do doce, amargo, picante, equilíbrio e a sua harmonia; e o segundo dará "toques" diferentes ao azeite (ex: maçã, frutos secos, tomate, erva, folhas verdes, etc.). Todos os anos o azeite pode ser diferente, deixe-se surpreender.    

Azeite Biológico
O Azeite Biológico é o resultado de uma produção Biológica. Ou seja, apoiada em métodos agrícolas sustentáveis, de impacto positivo no ecossistema. É apologista de adubos verdes, rotações, compostagem, entre outros. E dispensa os adubos químicos, os pesticidas ou os organismos geneticamente modificados. 

Azeite “ Fidore”
Produzido a partir das variedades de azeitona galega e cordovil, apresenta um sabor frutado maduro, com aroma e sabor a maçã e toques de folha, ligeiramente amargo e picante. Trata-se de um azeite “redondo” e equilibrado. A sua acidez é de 0,5.

Azeite “ O Português”
Produzido a partir das variedades de azeitona galega e cordovil, apresenta um sabor frutado e um paladar muito suave. A sua acidez é de 0,4.

Azeite DOP

Uma DOP designa e identifica um produto originário de determinado local ou região, com qualidade ou características que se devem exclusivamente ao meio geográfico específico, e cujas fases de produção têm lugar na área geográfica delimitada. Uma das formas de classificar os azeites com menções de qualidade. As menções que os azeites possuem no rótulo correspondem às Denominações de Origem Protegida para a região da Beira Alta, Azeite Beira Alta – DOP. 

visitar

Município Museu do Azeite de Belmonte
40.35846499305956; -7.352471351623535 / Belmonte
Pelos três pisos deste museu, conheça o caminho mágico que transforma o negro e verde da azeitona no dourado reluzente do azeite, em como a importância da produção na economia local. No olival deste centro, descubra cada ramo desta atividade: “A Oliveira e a Civilização”, “A Oliveira em Portugal”, “Olivais da Cova da Beira”, “A importância Ecológica do Olival”, “Ciclo anual da cultura da oliveira e produção de azeite” e “Introdução à tecnologia do Lagar de Belmonte”.

Cooperativa de Olivicultores do Fundão e Loca
40.199970, -7.520184 / Fundão
Comece por visitar a cooperativa e daí partir à aventura para conhecer a produção e os processos.

Casa Agrícola Francisco Esteves
40.393800, -7.542444 / Manteigas
Criada em 1951, a Casa Agrícola Francisco Esteves representa a vontade, o saber e o crer do comendador que dedicou a sua vida ao trabalho da terra e ao desenvolvimento da agricultura. Hoje, esta casa é o símbolo de várias gerações que se inspiram na vontade e no saber do seu fundador. Aqui, o azeite é produzido através do método ecológico, que procura respeitar ao mesmo tempo o ambiente e a saúde dos consumidores. Inspirado na pureza do Vale Glaciário do Rio Zêzere, e tendo as variedades galega e cordovil como matéria-prima, nasce este azeite, livre de químicos nocivos e sem produção de águas prejudiciais para o ambiente.  

Lagar da Barroca Escura (PR13)
40.292835, -7.675932 / Seia
Integrado num percurso pedestre, este lagar está bem à vista de quem lá passa > Rota da Ribeira de Alvoco PR13 

Museu de Azeite de Freches
40.780388, -7.356160 / Trancoso
Uma galeria perfeita dos antigos processos de fabrico do azeite, preservando, para as próximas gerações, a memória e a produção de outros tempos. 

Cooperativa de Escalhão / Lagar de prensa
40.940493, -6.930644 / Figueira de Castelo Rodrigo / Contacto com o Posto de Turismo  

Lagar Tradicional em Quintã de Pero Martins 
Figueira de Castelo Rodrigo / Contacto com o Posto de Turismo  

Lagar de Maçainhas
40.390879, -7.298898 / Belmonte / Contacto com o Posto de Turismo  

Lagar do Cadoiço - HEF Lagar de Azeite Herdeiros de Emídio Ferreira
40.587849, -7.506170 / Cadoiço - Fornos de Algodres
Constatando a dificuldade dos lagares de então (anos 70) em escoarem o bagaço de azeitona que produziam, em 1984, o empresário Emídio Ferreira construiu de raiz o Lagar de Azeite do Cadoiço com os mais modernos equipamentos da altura. Uma herança que tem sido mantida, aprimorada, modernizada de geração em geração. Hoje, o “Lagar de Azeite do Cadoiço”, além de marca registada, constitui-se como um símbolo da região.  

Lagar de Azeite "Casa do Cabo"
40.662584, -7.495569 / Cortiçô - Fornos de Algodres
Antes da sua visita, saiba que convivem neste local duas eras de produção de azeite separadas por mais de 400 anos. Um lagar altamente moderno e tecnológico e o seu antepassado, que permite a todos os visitantes comparar as duas produções e embarcar nesta viagem temporal gastronómica.   

Atividades

Apanha - Novembro 
No olival, começa-se de manhã e é até ao anoitecer. Chegam em carrinhas ou tratores, muitas vezes com farnel, tiram-se sacas e panos para estender no solo, onde há-de cair a azeitona.
Preparado o terreiro, aqui não há descriminação, homens e mulheres cercam a oliveira e dão início ao movimento de mãos na ramagem, que pode também ser brejada com uma vara, muitas já elétricas que são uma preciosa ajuda.
É assim de oliveira em oliveira. Já em casa a azeitona é colocada no limpador, para retirar pequenos cavacos e folhas, para ser depois ensacada.

Lagaradas - Janeiro 
Antigamente o fim do período de funcionamento de um lagar era marcado por uma lagarada tradicional. A ementa consistia num bacalhau cozido com batatas e couves bem regados com azeite. Acompanhado pelo vinho novo, que todos os participantes se orgulhavam de dar a provar, cantava-se ao som das concertinas pelas ruas fora durante a longa noite de inverno. A tradição que ainda vive em muitas aldeias.

Degustações durante Todo o ano 
As degustações de azeite são cada vez mais procuradas. o melhor é a experimentação direta e pessoal. Aproximar-se dos velhos e novos lagares para se interessar pela sua história e modos de produção são a melhor forma de entrar em contacto com os produtores que partilham o seu rico acervo gastronómico, histórico e cultural com o visitante.   

Onde provar e comprar

Museu do Azeite
40.35846499305956; -7.352471351623535 / Belmonte

Lagar 2000 - Comércio e Produção de Azeitona, Lda
40.198004, -7.552045 / Covilhã
O lagar funciona desde o ano 2000. O azeite produzido é individual de cada produtor  

Lagar de Varas da Erada - Museu
40.221852, -7.641122 / Covilhã
Um lagar de três Varas que foi recuperado pela junta de freguesia, para visitas e eventos  

Lojas de Castelo Rodrigo
40.877143, -6.963021 / Figueira de Castelo Rodrigo

APABI
39.824571, -7.489696 / Fundão
A APABI é a entidade gestora da Denominação de Origem Protegida - DOP para a região da Beira Interior (Beira Alta e Beira Baixa), damos acompanhamento aos lagares e realizamos provas comentadas de azeite.

Loja Produtos Regionais - contacto posto de turismo
40.137234, -7.499598 /Fundão
Festival Gastronómico “ Fundão Aqui Come-se Bem – Festival da Tibórnia “ | 3 primeiras semanas de Dezembro | Restaurantes e pastelarias do Fundão | Gabinete de Turismo Municipio do Fundão

Gabinete de Turismo Municipio do Fundão
40.137234, -7.499598 / Fundão
Visita e colheita de azeitona em olival 

Cooperativa de Olivicultores do Fundão e Loca
40.151510, -7.497528 / Fundão
Visitas guiadas pelo processo de transformação da azeitona em azeite e provas de azeites 

Postos de Turismo da Guarda - Welcome Center
40.538957, -7.268932 / Guarda
O posto de turismo poderá aconselhar os melhores locais a visitar e fazer provas

Produtores Azeite DOP

Produtores Azeite DOP
Amado & Gonçalves / 40.883165, -7.083815 / Figueira de Castelo Rodrigo
Dulfar / 40.871234, -7.053597 / Figueira Castelo Rodrigo
Ethos - Azeite Virgem Extra  GuardaOlive Company / 40.597726, -7.308342 / Guarda
Ramos Lagar Lda / 40.832766, -7.251507 / Trancoso
Lucinda e Pedro, Lda / 40.815474, -7.260767 / Trancoso
Azeite Ferreira / 40.815474, -7.260767 / Trancoso

 

Produtores Azeite Biológico
Picoto / 40.691166, -7.302485 / Celorico da Beira
Rui Torres - Azeite Falcoeira. / Quinta de Pêro Martins / Figueira de Castelo Rodrigo
Aida Roda - Quinta Caldeirinha / 40.954026, -7.792444 / Figueira Castelo Rodrigo
Casa dos Poços / 40.824894, -6.953715 / Figueira Castelo Rodrigo
Dulfar / 40.871234, -7.053597 / Figueira Castelo Rodrigo
Loca /40.151510, -7.497528 / Fundão

Serra

Companion

A companhia perfeita para o ajudar a descobrir a serra da estrela. Disponível brevemente.

Iphone X

Geolocation

Cruzando as suas preferências e a sua localização, o companion irá fazer as melhores sugestões ao longo da sua viagem.