Este site utiliza cookies para melhorar a experiência de navegação e não guarda dados identificativos dos utilizadores. Poderá desativar esta função na configuração do seu browser. Para saber mais, consulte a Política de Privacidade.

Beiras
O coração da Serra da Estrela

roteiro

O coração da Serra da Estrela

Conheça o Património Natural de Manteigas durante 3 dias

1º Dia - MANTEIGAS, PELO ZÊZERE - Manhã

Visite as fábricas do Burel (Ecolã e Burel Factory)

Aliando a herança cultural ao design, passe a pente fino o processo tradicional do ciclo da lã da ovelha Bordaleira. O burel é uma arte ancestral da região.

Almoço

Delicie-se com as «Feijocas de Manteigas»

Delicie-se com as feijocas de Manteigas, uma variedade de feijão graúdo, com um sabor e textura únicos que lhe vêm do cultivo em altitude e da rega pelas águas cristalinas da bacia do rio Zêzere. É presença assídua nas mesas da região, normalmente guisada com carnes de porco. Sente-se, há sempre lugar para mais um. 

Conheça o Centro Interpretativo do Vale Glaciar do Zêzere - CIVGLAZ

Inaugurado em 2013, tem como objetivo dar a conhecer outras perspetivas e visões do Vale Glaciar do rio Zêzere, bem com o potencial turístico do concelho.

Visite o Viveiro das Trutas

Posto de visita e venda das trutas produzidas na truticultura da Fonte Santa. Vislumbre as cores que percorrem as águas do viveiro de trutas e navegam pela corrente do rio Zêzere, tingidas nas escamas das trutas-fário e arco-íris. Sinta o seu paladar quando se sentar à mesa em Manteigas, não fossem elas uma das iguarias que pode saborear na região.

Refresque-se na Fonte Paulo Luís Martins
Sinta a frescura desta cascata, um dos cursos de água mais abundantes que o conduzem até ao rio Zêzere. 

Deslumbre-se no Covão d’Ametade
De uma antiga lagoa de origem glaciar nasceu um lugar revestido por relvados naturais onde se ergue toda a imponência e grandiosidade do afloramento granito conhecido como Cântaro Magro. Faça a escalada de 1.420 metros e seja recompensado pela imagem do Covão d´Ametade.

Contemple o Vale Glaciário do Zêzere/Miradouro
Uma maravilhosa dádiva da Natureza com mais de 13km de extensão, que recorda a última época de glaciação na região.

Embarque na Nave de Santo António
A cerca de 1.550 metros de altitude, em plena planície arenosa, a Nave de Santo António representa um lugar anteriormente habitado por uma imponente lagoa glaciária. 

Arrepie-se no Poço do Inferno
A 1.080 metros vai encontrar a cascata do Poço do Inferno. A sua rara beleza natural e o efeito espetacular da queda de água cristalina e gélida, que rasga por força da natureza o granito e xisto, faz deste um ponto de passagem obrigatório desta escapadela beirã. 

 

Jantar

Sirva-se de umas «Trutas do Alto Zêzere»

Diretamente das águas frias do Alto Zêzere para o prato, dizem que há quase tantas receitas de trutas, como de bacalhau. Escolha a sua preferida e não deixe de provar esta iguaria regional. 

Noite

Passeie pelo Ribeiro da Vila de Manteigas

Caminhe ao longo do Ribeiro da Vila e vagueie pelas ruas do Centro Histórico.

2ª Dia- MANTEIGAS, PELA SAÚDE & BEM-ESTAR - Manhã

Caminhe na Natureza Rota das Faias

Caminhe na Natureza: Primavera/Outono - Rota das Faias (PR13)
A cada passo, a Rota das Faias convida-o a descobrir um pormenor surpreendente. De vegetação esplendorosa a paisagens fulgurantes, cenários de agricultura e pastorícia… É sem dúvida uma caminhada perfeita para quem deseja ser surpreendido pela serra, as suas gentes e costumes.

Caminhe na Natureza: Verão/Inverno - Rota do Poço do Inferno (PR1)
Percorra os trilhos da Rota do Poço do Inferno e desfrute do dualismo da paisagem, natural e humanizada. Perca-se entre o vasto ecossistema de vegetação variada, com florestas de folhosas e resinosas, que despertam, passo a passo, os nossos sentidos e emoções.

 

Almoço

Prove os famosos «Enchidos e produtos regionais»

Deguste os famosos enchidos regionais, como a morcela, o farinheiro, a chouriça, o presunto e o queijo Serra da Estrela, bem regados com um belo vinho da Beira Interior. Não se levante antes de adoçar o paladar com um pastel de feijoca, especialidade típica de Manteigas.

Revigore-se na Fonte Santa e nas suas águas termais - Inverno *

Revigore-se na Fonte Santa e nas suas águas termais - Inverno
*Sinta-se como novo na sua visita à região. Revitalize energias na Fonte Santa. As suas águas sulfurosas são perfeitas para o tratamento de várias doenças respiratórias, ósseas e musculares. 

Relaxe nas Termas de Manteigas - Inverno *
Captada a cerca de 100 metros de profundidade, a água mineral das Termas de Manteigas é conhecida pelos seus inúmeros benefícios, nomeadamente, no tratamento de doenças respiratórias, ósseas, entre outras. São também a desculpa perfeita para relaxar. 

Mergulhe na Praia Fluvial da Relva da Reboleira - Verão *
Na época do Verão, a praia fluvial e o parque de campismo do complexo da Relva da Reboleira fazem as delícias de locais e visitantes, que aproveitam as águas límpidas do rio Zêzere e a sombra refrescante das árvores para relaxar. Não se preocupe com o estacionamento, é grátis e bem próximo da zona balnear. Um espaço para relaxar em plena comunhão com a natureza. 

 

Jantar

Delicie-se com um belo «Cabrito Serrano»

Prato confecionado com carne tenra de cabrito de leite.

Noite

Participe nas Festas e Romarias Populares - Verão *

Com uma forte vocação para a prática religiosa, o povo de Manteigas sempre viveu com especial devoção as suas festas religiosas. Destacam-se a Festa do Senhor do Calvário, de Nossa Senhora da Graça, de Santa Eufêmia e a Festa de Nossa Senhora da Anunciação.

3º Dia - MANTEIGAS, PELA VISTA

Suba à Aldeia de Montanha das Penhas Douradas

Suba à Aldeia de Montanha das Penhas Douradas
Situada a 1.475 metros de altitude, a Aldeia de Montanha das Penhas Douradas foi, noutros tempos, o lugar escolhido para tratamento de doenças pulmonares. Hoje, é local de exceção para momentos de tranquilidade. Inspirar. Expirar. 

Apaixone-se no Miradouro do Fragão do Corvo
Do Miradouro do Fragão do Corvo registe na memória belíssimas e raras vistas da região. Localizado no alto da montanha, aviste o casario da Vila de Manteigas, a magnitude do Vale Glaciário do Zêzere e a imponência da Fraga da Cruz.

 

Prova a típica «Chanfana Beirã»

Prato tradicional confecionado com carne de cabra da Serra da Estrela.

Visite as Aldeias de Sameiro e Vale de Amoreira

Encontro privilegiado com as aldeias de montanha e com as populações serranas, que mantêm hoje as tradições de sempre.

Serra

Companion

A companhia perfeita para o ajudar a descobrir a serra da estrela. Disponível brevemente.

Iphone X

Geolocation

Cruzando as suas preferências e a sua localização, o companion irá fazer as melhores sugestões ao longo da sua viagem.