Este site utiliza cookies para melhorar a experiência de navegação e não guarda dados identificativos dos utilizadores. Poderá desativar esta função na configuração do seu browser. Para saber mais, consulte a Política de Privacidade.

Beiras
Pelos monumentos da Guarda

roteiro

Pelos monumentos da Guarda

Os monumentos de Guarda protegem séculos de histórias. Mas de portas sempre abertas para que ouça todas as memórias dos povos que por aqui passaram.

1º Dia - Manhã

Visite o Castelo da Guarda e Torre de Menagem

No interior da Torre de Menagem da Guarda, folheie a história da região no “livro mágico”, uma forma interativa e emocionante de explorar a primeira Carta de Foral concedida à Cidade por D. Sancho I. Depois, vire o olhar para fora e deixe-se deslumbrar pela imperdível vista panorâmica.

Contemple a Sé da Guarda e envolvente

Uma vez aqui chegado, saiba que está perante um Monumento Nacional construído com o esforço de Bispos e Monarcas nos século XIV a XVI, com o intuito de transferir a sede do bispado da Egitânea para a Guarda.

Em torno da Sé da Guarda, repare nas muralhas, que limitam esta zona de património único da cidade. Siga até aos antigos Paços do Concelho, um edifício quinhentista, rico em pormenores, entre os quais se destacam os belíssimos painéis de azulejos, obra do Mestre Cargaleiro. Do lado oposto, encontre o Solar de Póvoas. Um edifício do século XVIII e um dos mais belos solares barrocos da cidade.

Siga a caminhada até à Zona da Judiaria, onde encontrará a Igreja de São Vicente, uma reconstrução do séc. XVIII que vale pena visitar, pela lindíssima fachada exterior e pelos magníficos azulejos interiores. Seguindo pela Rua de São Vicente, chegará à Antiga Judiaria, do séc. XIII, uma das mais antigas do país e uma das mais importantes da Beira Interior. 

No final do conjunto de casas dos Antigos Paços do Concelho, descubra a rua que o conduz até à Torre dos Ferreiros, um sistema defensivo constituído por 3 portas, também monumento nacional. E passando a Torre, aviste o traçado barroco oitocentista que dá forma à fachada da Igreja da Misericórdia, e seja um dos muitos que reparam na imagem da Nossa Sr.ª da Misericórdia.

 

Almoço

Visite o Museu da Guarda

O tempo transformou um antigo Seminário Episcopal do século XVII num centro museológico com duas alas, que albergam hoje o Museu Regional da Guarda e o Paço da Cultura.

Visite a Capela e Estação Arqueológica de Mileu

Faça uma pequena pausa sob o teto que abrigou o cansaço de tantos peregrinos que fizeram desta pequena capela medieval sua ermida de passagem a caminho de Santiago de Compostela. A Capela do Mileu é, além disso, um dos principais exemplos de arte tardo-românica e estilo gótico de transição.

A Estação Arqueológica de Mileu é casa de importantes descobertas, trazendo à luz do dia algumas estruturas típicas de um conjunto termal do período romano. Descubra os seus vários compartimentos, entre os quais uma sala de planta circular assente sobre pilares de tijolos, o que permitia a circulação de ar quente. Uma verdadeira viagem no tempo.

Não deixe de explorar o lado rural da região. Na aldeia de Meios, visite a antiga Fábrica e atual Museu de Tecelagem, com teares manuais com que se alinhavavam os tradicionais cobertores de papa e mantas de farrapos. Uma homenagem a uma população que dedicou a sua vida a esta arte. 

Aproveite para visitar a Aldeia de Trinta e Corujeira, duas das aldeias que integram a rede de Aldeias de Montanha do Município da Guarda. 

Termine o dia no Miradouro do Mocho Real e deixe-se encantar pela beleza natural desta região.

 

2ª Dia - Manhã

Aventure-se pelo Percurso Entre Linhas (Percurso Pedestre)

Um percurso pedestre naturalmente limitado por estradas e caminhos de ferro, que o guiam entre serras, urbe e cursos de água, até à linha do horizonte. O Parque Urbano do rio Diz, que delicia tanto locais como visitantes, serve como ponto de partida e meta desta rota. Passo a passo, caminhe pelo encanto natural desta região beirã, que o fará sentir-se em casa.

Local de início: Chafariz da Dorna - Guarda
Local de Chegada: Praia Fluvial de Aldeia Viçosa

 

Almoço

Descanse na Praia Fluvial de Aldeia Viçosa

Na Aldeia Viçosa aproveitar o sol tem maior encanto. Desfrute da bela praia fluvial, sabendo que se encontra em pleno Parque Natural da Serra da Estrela – o maior Parque Natural de Portugal Continental – depois de um belo mergulho no Mondego, o maior rio que nasce e desagua em território português.   

3º Dia - Manhã

Visite o Museu de Tecelagem dos Meios

Explore a aldeia de Meios e conheça uma antiga fábrica de tecelagem, incluindo todo o seu espólio ligado à tecelagem, como teares manuais para elaboração de mantas de farrapos e cobertores de papa. Uma rica e justa homenagem a todos aqueles que dedicaram as suas vidas à arte da tecelagem.

Visite as Aldeias de Trinta e Corujeira

Aproveite para visitar a Aldeia de Trinta e Corujeira, duas das aldeias que integram a rede de Aldeias de Montanha do Município da Guarda. 
40.506277, -7.338195 / 40.504491, -7.356598

http://www.aldeiasdemontanha.pt/guarda-1

 

Almoço

Miradouro do Mocho Real

Este miradouro brinda-o com belas vistas panorâmicas sobre os montes verdejantes que rodeiam a Barragem do Caldeirão e a sua recém-criada piscina natural, um ponto de paragem obrigatório nesta visita.

Serra

Companion

A companhia perfeita para o ajudar a descobrir a serra da estrela. Disponível brevemente.

Iphone X

Geolocation

Cruzando as suas preferências e a sua localização, o companion irá fazer as melhores sugestões ao longo da sua viagem.