Este site utiliza cookies para melhorar a experiência de navegação e não guarda dados identificativos dos utilizadores. Poderá desativar esta função na configuração do seu browser. Para saber mais, consulte a Política de Privacidade.

Beiras
Pelo património e história

roteiro

Pelo património e história

Conheça o Património Histórico e Religioso,  visita com a duração 1 dia.

 

Visite o Centro Interpretativo de Seia e seu Centro Histórico

O Centro Interpretativo de Seia está sediado na emblemática Casa Solar dos Botelhos, património classificado e um belíssimo exemplar do estilo Manuelino do século XVI. Faça uma viagem pela história de Seia, começando pelo seu centro histórico.

Intrigue-se com a Fonte as 4 bicas

A estrutura original deste fontanário de 1825 não irá passar-lhe despercebida. São quatro braços curvilíneos nos espaços destinados à recolha de água. No centro, ergue-se um obelisco com o brasão de armas da vila de Seia lavrado numa das faces.

Contemple a Igreja da Misericórdia

Em 1571, da necessidade dos pobres e da caridade dos bons nasceu a Igreja da Misericórdia. No seu interior, observe a beleza da capela-mor, da sacristia e da torre sineira. No exterior, encontre ao lado o espaço museológico Santa Casa da Misericórdia, que nos dá a conhecer o carácter religioso, litúrgico e etnográfico da Instituição.

Passe pela Capela de S. Pedro | Monumento Nacional

De uma simples Mesquita, ergueu-se um dos maiores ex-libris da cidade de Seia. Visite este templo municipal e Monumento Nacional (desde 1924), descobrindo o seu estilo românico sóbrio e robusto, a abóbada de berço e portal de estilo manuelino, acrescentados no séc. XVI.

Visite a Igreja Matriz

Em 1136, já encontramos referência à sua existência, no Foral de D. Afonso Henriques, na altura sob evocação de Santa Maria. Séculos mais tarde foi saqueada e incendiada durante as Invasões Francesas, que obrigaram à sua reconstrução em 1843.
Hoje, com Nossa Senhora de Assunção como padroeira, aguarda a sua visita, repleta de estórias para lhe contar.

Visite o Museu do Brinquedo | Solar de Santa Rita

São dez mil brinquedos de todo o Mundo reunidos num só Museu, capaz de despertar a criança interior de cada um dos seus muitos visitantes. Dos mais comuns, aos mais originais, incluindo um espaço dedicado aos brinquedos tradicionais portugueses, todas as peças têm espaço para brincar. Aproveite para visitar o jardim do museu e repare no teixo (Taxus baccata L.) com uma idade estimada de 300 anos, que lhe rendeu o estatuto de árvore de interesse público. 

Almoço

Delicie-se no Museu do Pão

Em 2002, na Quinta Fonte do Marrão, nasceu talvez o maior Museu do Pão do mundo. Desde essa altura, que os 3.500m2 deste espaço acolhem, preservam e expõem o património de uma presença habitual nas mesas portuguesas, nas suas várias vertentes: etnográfica, política, social, histórica, religiosa e artística.

Vislumbre a Luz no Museu Natural da Electricidade

Localizado na centenária Central da Senhora do Desterro, o Museu Natural da Eletricidade é um espaço museológico que pretende divulgar o património tecnológico, natural, social e cultural do aproveitamento hídrico na Serra da Estrela. Estávamos em 1907 quando foi iniciada a construção desta que é a primeira central hidroelétrica das seis centrais do Aproveitamento Hidroeléctrico da Serra da Estrela, tendo nas águas do rio Alva a sua matéria-prima. Dois anos depois, em plena época natalícia, a energia elétrica chegava pela primeira vez a Seia.  Visite a exposição permanente, composta pela maquinaria original bem como algumas ferramentas e utensílios relacionados como funcionamento quotidiano da central. E no final, para terminar em beleza, veja a luz ao fundo do túnel… Com 35 metros de comprimento, para sermos exatos.

Visite o Santuário de N.Sra do Desterro

Reza a tradição popular que o aparecimento das imagens da Virgem (no local do Senhor do Calvário), de São José (no local de Nossa Senhora do Desterro) e do Menino Jesus (na atual capela de Nossa Senhora das Dores) originaram a construção deste santuário mariano constituído por dez capelas edificadas entre os séculos XVII e XIX. Da família fazem então parte: a capela principal e nove outras capelas menores, cinco agrupadas no núcleo principal, junto do Rio Alva, e as restantes a diferentes distâncias desse núcleo, além de uma hospedaria e casa de apoio. Saiba que está perante o mais célebre e concorrido Santuário das terras beirãs. Vale a pena desfrutar da beleza da envolvente, pontuada por um curso de água límpida, aproveitado para praia fluvial. 

Serra

Companion

A companhia perfeita para o ajudar a descobrir a serra da estrela. Disponível brevemente.

Iphone X

Geolocation

Cruzando as suas preferências e a sua localização, o companion irá fazer as melhores sugestões ao longo da sua viagem.