roteiro
Por castelos e tradições
Percorrer esta região é percorrer a História e Cultura do país. O vasto património arquitectónico, os altos castelos milenares, as tradições e ferramentas de tempos idos, os museus ricos e interativos que nos permitem aprofundar tudo isto… São alguns dos infinitos argumentos para que venha visitar-nos.
1º Dia - Manhã - Fundão e Covilhã
Visite a Aldeia Histórica de Castelo Novo
Castelo Novo é uma das 12 Aldeias Históricas de Portugal. Nesta aldeia do séc. XIII, a pedra e água assumiram-se como os elementos identitários. Abraçada pela Serra da Gardunha pede tempo para ser contemplada, admirada e desvendada. Faça-o ao ritmo da sonoridade da água que brota do granito, ao som do vento que embala as árvores que a circundam e das cores vibrantes que emanam do pequeno casario. Termine a sua viagem subindo ao Castelo e observe a paisagem. Sentirá que, Castelo Novo é a mais doce lembrança do viajante.
Centro Histórico do Fundão
A cidade do Fundão carrega nas suas coordenadas identitárias a herança judaica, que se congrega na Rua da Cale. É também na primeira transversal desta rua que poderá viajar pela história do concelho desde a pré-história à romanização ao visitar o Museu Arqueológico Municipal José Alves Monteiro. A praça do Municipio e o edifico dos paços do concelho são igualmente marcos importantes, locais de encontro de todas as gerações, permitem desvendar um pouco da história da cidade ligada aos lanifícios. De realçar ainda o património religioso com especial destaque para a Igreja matriz do século XVIII. A visita só termina com a descoberta da arte urbana difundida por toda a zona antiga e com a visitação ao Centro de Interpretativo – Moagem do Centeio onde identificamos a legado moageiro da cidade através do sistema mecanizado pertencente à antiga Fábrica de Moagem e às memórias presentes dos antigos trabalhadores.
Almoço
Centro Histórico da Covilhã
Descubra todas as histórias que o centro histórico da Covilhã tem para lhe contar. São muitos os que chegam à região em busca do Aquadome, mas há tanto mais para descobrir. Comece por conhecer os monumentos emblemáticos desta cidade, como a Igreja de Santa Maria e os seus azulejos. De seguida, descubra pela cidade a coleção de 26 peças de arte urbana apadrinhadas pelo WOOL – Festival de Arte Urbana da Covilhã – o primeiro evento destas características no interior do País. Aproveite a caminhada para percorrera rota das judiarias, encontrando antigos bairros judeus e interessantes testemunhos arquitetónicos desse tempo.
Visite o Museu de Arte Sacra
Visite o Museu de Arte Sacra da Covilhã, com traça arquitetónica do século XX. Nos 850 m2 deste núcleo, encontre coleções de pintura, escultura, metais, ourivesaria e paramentaria. No seu espólio destacam-se várias peças relacionadas com a história da cidade, como o Relicário do Santo Lenho ou a imagem de Cristo Deposto, e ainda peças singulares, como a imagem de Nossa Senhora das Almas ou o Menino Jesus da Cartolinha.
2º Dia - Manhã - Belmonte e Manteigas
Visita Guiada à Aldeia Histórica de Belmonte
Em plena Cova da Ribeira e com vista privilegiada sobre a encosta oriental da Serra da Estrela, encontra a Aldeia Histórica de Belmonte. Terra que viu nascer Pedro Álvares Cabral, berço de boas gentes, mas também de paisagens sem fim e séculos de história. Explore a Rede de Aldeias Históricas de Portugal e descubra o mais belo dos montes, Belmonte. Uma escapadela inesquecível.
Visite o Museu dos Descobrimentos do novo Mundo
Conduzido por Pedro Álvares Cabral e orientado pelas mais modernas tecnologias e técnicas museográficas, embarque numa viagem até 1500 com destino a Terras de Vera Cruz.
Almoço
Visite a Igreja de Santiago e Panteão dos Cabrais
Estima-se que tenha sido construída em 1240, por intermédio de D. Maria Odil Cabral, por disposição de D. Gil Cabral, tendo vindo a sofrer alterações ao longo dos tempos. Ao traço românico que o molda juntam-se inúmeros pormenores góticos e maneiristas, fazendo deste um monumento único. No interior, pare para contemplar a pietá em granito e as maravilhosas pinturas murais. Uma paragem obrigatória para encontrar conforto espiritual durante a peregrinação até Santiago de Compostela.
Conheça o Centro Interpretativo do Zezere
Conheça o Centro Interpretativo do Zezere
Inaugurado em 2013, tem como objetivo dar a conhecer outras perspetivas e visões do Vale Glaciar do Zêzere, bem com o potencial turístico do concelho de Manteigas.
Fique a Conhecer a Herança Criptojudaica
Integrada numa região de tradições multiculturais, como é a Beira Interior, Manteigas apresenta particularidades a vários níveis. Para além de um enorme património natural, também a herança histórica faz desta uma terra sem única. A presença judaica integra-se nessa valiosa herança patrimonial que Manteigas pretende agora dar a conhecer a todos quanto a visitam.
Suba até às Penhas Douradas
Tem nome de formação geológica, uma altitude de cerca de 1.300 metros de altitude e é lá que se respira o ar mais puro e fresco, ideal para respirar e relaxar um pouco. Não é por acaso que as Penhas Douradas detêm desde 1880 o título de lugar mais saudável do país, atribuído por Sousa Martins, médico reconhecido pelo seu trabalho de combate à tuberculose. A dar-lhe as boas-vindas estão, hoje, os incríveis chalets plantados sobre a Serra da Estrela e virados para o vale glaciar do rio Zêzere.
3º Dia - Manhã - Sabugal
Aldeia Histórica de Sortelha
Paragem obrigatória desta visita, a Aldeia Histórica de Sortelha é uma das mais belas e antigas vilas portuguesas. Felizmente é também uma das mais bem conservadas, mantendo quase intactas as suas formas originais. Serpenteie por entre as ruas e vielas do aglomerado, vigiadas de perto pelo imponente castelo do séc. XIII. Antes de partir, visite ainda as sepulturas medievais, junto ao pelouro manuelino ou em frente à igreja renascentista.
Visite a cidade do Sabugal e o seu Castelo
A cidade do Sabugal situa-se no centro natural do território do Alto Côa. Um florescente burgo que se desenvolveu no alto de um relevo com 760 metros de altitude, delimitado por uma cerca defensiva ainda hoje percetível. Explore toda a história desta região, com passagem obrigatória pelo Castelo e Torre de Menagem, com os seus 28 metros de altura e as suas cinco quinas, um dos ex libris da região. Já foi cemitério e hoje convertido em amplo anfiteatro natural, para realização de espetáculos.
Almoço
Visita à Aldeia de Alfaiates
No caminho para Alfaiates, passe pela Barragem de Alfaiates e deixe-se encantar com a beleza do silêncio, da natureza e da fauna do local.
Foi na Igreja de S. Sebastião que, em 1327, casaram a infanta D. Maria, filha de D. Afonso IV, e El-Rei D. Afonso XI de Castela, celebrando três décadas de paz entre os dois reinos, no seguimento da assinatura do Tratado de Alcanices.
Alfaiates é hoje um autêntico museu a céu aberto. O seu traçado urbano, com a sua disposição ortogonal, as grandes ruas e transversais e os quarteirões homogéneos são a ilustração perfeita de uma Vila-Nova típica da Baixa Idade Média. Pela sua enorme importância estratégica, o território foi desde cedo rodeado de uma cerca defensiva.
Com o passar do tempo e com o declínio da sua função militar, o castelo passou a albergar o cemitério. Continua, no entanto, a ser paragem obrigatória desta visita.
Visite a aldeia de Vilar Maior - Castelo e Museu
A povoação com origem entre finais do séc. XII e inícios do séc. XIII, estende-se pela encosta de um monte a 770 metros de altitude. Dominando o vale do rio Cesarão, numa região de terrenos graníticos, com boa produtividade agrícola na veiga ribeirinha. Numa terra encaixada entre os vales dos dois principais afluentes da margem direita do rio Côa, preste atenção ao castelo, ruínas da Igreja de Santa Maria do Castelo, pelourinho e ponte. Se quiser aprofundar o seu conhecimento da região, não deixe de visitar o museu, e aproveite o bónus de uma vista deslumbrante.
Serra
Companion
A companhia perfeita para o ajudar a descobrir a serra da estrela. Disponível brevemente.
Geolocation
Cruzando as suas preferências e a sua localização, o companion irá fazer as melhores sugestões ao longo da sua viagem.
sentir
videos 360º
Mergulhe numa experiência imersiva e descubra a serra de uma forma única e especial.
Ver vídeoshome
a serra
O primeiro passo na descoberta da fantástica e única região das Beiras e Serra da Estrela.
Descobrir