Este site utiliza cookies para melhorar a experiência de navegação e não guarda dados identificativos dos utilizadores. Poderá desativar esta função na configuração do seu browser. Para saber mais, consulte a Política de Privacidade.

Beiras
Rota dos Castelos

roteiro

Rota dos Castelos

Percorrer esta região é percorrer a História e Cultura do país. O vasto património arquitectónico, os altos castelos milenares, as tradições e ferramentas de tempos idos, os museus ricos e interativos que nos permitem aprofundar tudo isto… São alguns dos infinitos argumentos para que venha visitar-nos. 

1º Dia - Manhã

Descubra Castelo Mendo

Seja bem-vindo a esta aldeia tão medieval e aos seus grandes núcleos amuralhados – a Cidadela e a Barbacã. Descubra o passado de um grande legado histórico numa visita a estes dois imponentes monumentos e conheça as memórias do Arrabalde de S. Pedro (burgo novo) protegido por uma muralha dionisiana e oito torres, parcialmente destruídas com o terramoto de 1755. Deixe-se impressionar pela imponência do Castelo, o Pelourinho e a fé das suas gentes, guardada pelo altar da Igreja Municipal. Um destino cheio de história. 

Perca-se por Castelo Bom

Descubra CaStelo Bom, antiga vila medieval incorporada no reinado de D. Dinis, com o Tratado de Alcanices. Faça uma viagem pela história deste lugar, que é também a história fronteiriça do país, com passagem obrigatória pelo núcleo histórico, ruínas do castelo, igreja matriz e as diversas casas solarengas do séc. XVI.

Visita Guiada à Aldeia Histórica de Almeida

Uma Aldeia Histórica que já acolheu o povo lusitano, abriu as portas aos romanos e recebeu de braços abertos toda a cultura árabe. Hoje, é a si que Almeida dá as boas-vindas para que conheça toda a sua cultura. 

Comece por visitar a sede de município, numa caminhada a pé, e explore os seus locais emblemáticos, descobrindo as muralhas, os baluartes, as imponentes casas senhoriais, o Picadeiro D’el Rey e o castelo. 

Almoço

Suba à Torre de Almofala

Visite um antigo templo romano, de planta clássica retangular, possivelmente inspirado no Templo de Júlio César no Forum de Roma. O atual espaço corresponde à antiga cella. 

Visite o Convento Santa Maria de Aguiar

Descubra um excelente exemplar da arquitetura gótica primitiva através da sua fachada limpa e austera. Neste templo construído em 1174 por D. Afonso Henriques, conheça o altar-mor barroco que habita no interior, acompanhado pelas imagens de S. Bento e S. Bernardo. Aqui também reside uma magnífica sacristia e uma imponente Sala do Capítulo onde se destacam as colunas toscanas e um brasão com as armas da Congregação Autónoma datadas de 1704. Uma visita a não perder por terras de Castelo Rodrigo

Alinhe numa Visita Encenada à Aldeia Histórica de Portugal - Castelo Rodrigo

Caminhe por esta aldeia que foi vila e sede do concelho durante mais de 600 anos, conservando ainda parte da cintura de muralhas, que, no passado, faziam dela uma importante fortaleza de fronteira. Nesta região, integrada na rede de Aldeias Históricas de Portugal, os destaques da sua visita serão o Palácio de Cristóvão de Moura, a Cisterna, o Pelourinho, a Igreja de Nossa Senhora de Rocamador e os inúmeros miradouros da aldeia. Descubra Castelo Rodrigo, um lugar onde a história, a cultura e a natureza se encontram em estado puro.

2ª Dia - Manhã

Deslumbre-se na Cidadelhe

Uma visita a Pinhel nunca fica concluída sem conhecer a Cidadelhe, o “calcanhar do Mundo”, encaixado entre serras, num cenário de rara beleza. É considerada Património Mundial da Humanidade pela UNESCO, pelas figuras gravadas em granito, calcula-se que pertencentes a uma época Pré-histórica. Nos seus solos ricos convivem a herança histórica e uma fértil produção de vinho, azeite e frutas variadas. Visite a Igreja Paroquial de Cidadelhe (estilo barroco do séc. XVIII), o Castelo dos Mouros e o Poio do Gato. Se tudo isto ainda não o convenceu, aguce o apetite com a descrição do prémio Nobel José Saramago no seu livro Viagem a Portugal.

Almoço

Explore o Centro Histórico de Pinhel

Parta à descoberta de Pinhel percorrendo as suas muralhas, tome o Largo Ministro Duarte Pacheco como ponto de partida. Deixe-se desde logo encantar pelos três solares, as duas igrejas e o pelourinho. É aí que encontra também o posto de turismo, caso necessite de alguma orientação. Atenção à parede lateral deste edifício construído para acolher os Paços do Concelho (e cadeia), aí encontrará uma pista para o cognome pelo qual Pinhel é também conhecida – “Cidade Falcão”. 

Visite a Torre de Menagem e Castelo de Pinhel

A data de construção é um mistério para os historiadores, mas neste local acredita-se ter existido uma fortificação da época romana. Neste Castelo, os destaques vão para a Torre de Menagem, para três cisternas que sobrevivem ao passar dos tempos. Tente descobrir as seis portas que rasgam as suas muralhas para o receber.Subsistem duas torres defensivas da cerca, a Torre da Porta da Vila ou da Cadeia Velha e a de São Tiago.

3º Dia - Manhã

Aldeia Histórica de Marialva

Ao entrar na Aldeia Histórica de Marialva, fica-nos a sensação de que entramos num cenário histórico. As ruas ladeadas por edifícios resistentes ao tempo, conduzem-nos à cidadela cercada por muralhas. No interior, destaca-se a Praça, solenemente assinalada pelo Pelourinho e pelo edifício da antiga Casa da Câmara, mas também o tribunal e a cadeia do século XVII; alguns metros mais à frente, a torre de menagem e a Igreja de Santiago e a Capela da Misericórdia são verdadeiros tesouros protegidos pelo passar do tempo.

Museu Municipal de Mêda

Desde 2001, que o Museu Municipal de Mêda expõe a história dos habitantes da região. Uma autêntica viagem pela história destas gentes.

Vá caminhando e parando aqui e ali. Pare para ver uma janela manuelina na antiga residência do Comendador da Ordem de Cristo, na Rua da Poça. Ao entrar na Rua Nova, repare à sua direita a antiga residência do Dr. Alonso e da D. Amélia, uma bela casa da Arte’ Nova dos inícios do século XX. Vire à esquerda e encontre o escadório que dá acesso ao morro da Torre do Relógio.

 

Almoço

Torre do Relógio

No lugar da antiga torre de vigia medieval, nasceu, no século XIX, a Torre de Relógio do Município, que marca o passar o tempo e oferece incríveis vistas sobre a região.  

Caminhe pelo Centro Histórico de Trancoso – Núcleo Amuralhado

A 800 metros de altitude, descubra Trancoso. Inserida na rede das Aldeias Históricas de Portugal, mas também num imponente conjunto de muralhas, que remontam ao séc. XIII. Tal como a sua visita, também esta terra é coroada com a presença do Castelo milenar, que preserva ainda a sua estrutura pré-românica. Também as casas senhoriais, vários templos e um núcleo habitacional judaico do século XIV são pontos de passagem obrigatórios durante a sua visita.

Visite o Castelo de Trancoso

Desde 936 e durante toda a Idade Média, desempenhou o papel de importante escudo em terra de fronteiras instáveis. Da sua origem, sobreviveu até hoje a Torre de Menagem, um dos ex-libris da arquitetura militar portuguesa. Em 1921 foi classificado como Monumento Nacional.

Descubra O Legado Medieval Extramuros

Resguardado no interior da cintura de muralhas e vigiado pelo seu castelo com mais de mil anos, o antigo núcleo urbano de Trancoso ostenta ainda hoje uma imagem reveladora da sua antiguidade e da importância que deteve durante toda a Idade Média. É, porém, no espaço extramuros que encontrará os restantes monumentos que evocam as raízes medievais de Trancoso.

Caminhe pelo Campo da Feira

Caminhe entre as Portas D´El Rei e o Convento dos Frades. Era aí mesmo que, em pleno século XIX, tinham lugar a feira e mercados semanais. Hoje, urbanizado, cede o seu espaço aos mais modernos equipamentos públicos de Trancoso, conservando algumas das suas características originais.

Demore-se no Campo Miltar da Batalha de São Marcos

Hoje, junto à ermida de São Marcos, a 2 km do Centro Histórico, repousa um enorme espaço verde. Mas a 29 de Maio de 1385 a História era outra. Foi nesse meso lugar que se deu um dos episódios mais gloriosos e marcantes da História de Portugal – a Batalha de Trancoso – importante vitória militar dos homens liderados por Gonçalo Vasques Coutinho sobre o exército castelhano, no contexto de afirmação de independência do Reino.  

Serra

Companion

A companhia perfeita para o ajudar a descobrir a serra da estrela. Disponível brevemente.

Iphone X

Geolocation

Cruzando as suas preferências e a sua localização, o companion irá fazer as melhores sugestões ao longo da sua viagem.