Este site utiliza cookies para melhorar a experiência de navegação e não guarda dados identificativos dos utilizadores. Poderá desativar esta função na configuração do seu browser. Para saber mais, consulte a Política de Privacidade.

Beiras
Viagem no tempo

roteiro

Viagem no tempo

Percorrer o património industrial desta região é uma viagem no tempo com duas direções - o passado e o futuro. Descubra de que forma as mais sofisticadas indústrias locais têm contribuído para a valorização das tradições de outros tempos.  

1º Dia - Manhã

Visite a Casa das Tecedeiras

As ruas de Janeiro de Cima escondem segredos fascinantes, que não resistem a partilhar com quem as visita. Um deles é A Casa das Tecedeiras: um espaço onde se reinventa a tradição do linho apostando em peças de design moderno. Loja e Centro Interpretativo, aqui vai ficar a conhecer tudo sobre a produção do linho. E, no final, se sentir inspirado, experimente manobrar um tear antigo. 

almoço

Visite o Museu dos Lanifícios (MUSLAN)

No Museu dos Lanifícios, encontre “os fios do passado a tecer o futuro”, lema que reflete o princípio de conservação ativa do património desta Instituição. Conheça cada linha de uma das mais antigas indústrias, que tem acompanhado a própria evolução do ser humano – no início, ferramenta para a sua própria sobrevivência, e hoje manifestação artística. 

Rota da Traslana

Inspire-se no New Hand Lab 
Da antiga fábrica António Estrela, nasceu para o mundo um espaço que promove a criatividade, a inovação e o empreendedorismo através da concretização de ideias, produtos e iniciativas. Na sua história, o New Hand Lab já foi distinguido com um galardão na Exposição Universal em St. Luiz nos E.U.A e o reconhecimento do “Brillant Pen 1976”, atribuído pela Men’s Fashion Writers International. Coroações que enchem de orgulho este espaço e a cidade que o acolheu.
40.285609, -7.503945

Visite as Ramolas de Sol
Núcleo ao ar livre, constituído por um conjunto de râmolas de sol utilizadas para secagem e estiragem ao ar livre dos tecidos de lã, após passagem pelos lavadouros, pisões ou tintes, e um estendedouro para espalhar e secar ao sol a lã em rama, depois de lavada.
40.287738, -7.513616

2º Dia - Manhã

Visite a Cooperativa Belofícios (Belmonte)

Conheça cada fio de engenho do bordar entranhado, até hoje, nas gentes da região. Vislumbre peças únicas em linho eternizadas nesta cooperativa de artes e ofícios. 

Visite as fábricas do Burel (Ecolã e Burel Factory)

Aliando a herança cultural ao design, passe a pente fino o processo tradicional do ciclo da lã da ovelha Bordaleira. O burel é uma arte ancestral da região.

Almoço

Percorra as Rotas da Eletricidade

Este percurso dá-lhe a conhecer a indústria viva de Seia, desvendando as indústrias locais que souberam trazer para os dias de hoje o saber e prática ancestrais, ligados à pastorícia serrana, nas mais variadas áreas. Os têxteis das Malhas Pinto Lucas; o curtimento e transformação de peles ovina e caprina da Curtumes Fabrício, ode aos antigos samarreiros; os mundialmente famosos lacticínios da Correia & Barreiras; os lanifícios da Mesclamalva. Visite uma ou várias à sua escolha e fique a conhecer as estórias destas empresas familiares que levam o nome de Seia, e do país, além fronteiras.

Faça a sua marcação no Museu Natural da Eletricidade - 238 316 276

 

3º Dia - Todo o dia

Visite o Museu de Tecelagem dos Meios

Explore a aldeia de Meios e conheça uma antiga fábrica de tecelagem, incluindo todo o seu espólio ligado à tecelagem, como teares manuais para elaboração de mantas de farrapos e cobertores de papa. Uma rica e justa homenagem a todos aqueles que dedicaram as suas vidas à arte da tecelagem.

Serra

Companion

A companhia perfeita para o ajudar a descobrir a serra da estrela. Disponível brevemente.

Iphone X

Geolocation

Cruzando as suas preferências e a sua localização, o companion irá fazer as melhores sugestões ao longo da sua viagem.