Este site utiliza cookies para melhorar a experiência de navegação e não guarda dados identificativos dos utilizadores. Poderá desativar esta função na configuração do seu browser. Para saber mais, consulte a Política de Privacidade.

Beiras
História de Pinhel

roteiro

História de Pinhel

Do paleolítico até aos dias de hoje, muitos segredos estão expostos pela região à espera de serem descobertos.

1º Dia - Manhã

Explore o Centro Histórico de Pinhel

Parta à descoberta de Pinhel percorrendo as suas muralhas, tome o Largo Ministro Duarte Pacheco como ponto de partida. Deixe-se desde logo encantar pelos três solares, as duas igrejas e o pelourinho. É aí que encontra também o posto de turismo, caso necessite de alguma orientação. Atenção à parede lateral deste edifício construído para acolher os Paços do Concelho (e cadeia), aí encontrará uma pista para o cognome pelo qual Pinhel é também conhecida – “Cidade Falcão”. 

Visite a Torre de Menagem e Castelo de Pinhel

A data de construção é um mistério para os historiadores, mas neste local acredita-se ter existido uma fortificação da época romana. Neste Castelo, os destaques vão para a Torre de Menagem, para três cisternas que sobrevivem ao passar dos tempos. Tente descobrir as seis portas que rasgam as suas muralhas para o receber.Subsistem duas torres defensivas da cerca, a Torre da Porta da Vila ou da Cadeia Velha e a de São Tiago.

Almoço

Visite o Museu Municipal de Pinhel

Visite o Museu Municipal de Pinhel
Fique a conhecer os testemunhos dos primeiros habitantes da região com a reprodução das pinturas e gravuras rupestres do Vale do Côa, em Cidadelhe, classificadas Património da Humanidade pela UNESCO.
Embarque numa autêntica viagem, desde a pré-história aos dias de hoje.
40.774994, -7.062328

Visite a Adega Cooperativa de Pinhel
Das videiras até ao copo, conheça todo o processo produtivo dos vinhos da Adega Cooperativa de Pinhel. Prove o que de melhor a terra oferece e, no final, leve para casa o néctar da região.
40.772782, -7.061934

2ª Dia - Manhã

Deslumbre-se na Cidadelhe

Uma visita a Pinhel nunca fica concluída sem conhecer a Cidadelhe, o “calcanhar do Mundo”, encaixado entre serras, num cenário de rara beleza. É considerada Património Mundial da Humanidade pela UNESCO, pelas figuras gravadas em granito, calcula-se que pertencentes a uma época Pré-histórica. Nos seus solos ricos convivem a herança histórica e uma fértil produção de vinho, azeite e frutas variadas. Visite a Igreja Paroquial de Cidadelhe (estilo barroco do séc. XVIII), o Castelo dos Mouros e o Poio do Gato. Se tudo isto ainda não o convenceu, aguce o apetite com a descrição do prémio Nobel José Saramago no seu livro Viagem a Portugal.

Almoço

Descubra a Aldeia de Juizo

Uma aldeia tipicamente beirã, vestida de granito amarelo e que, segundo reza a lenda, pertenceu a um Juiz. Desfrute do resto do dia nesta aldeia e encante-se com a hospitalidade das suas gentes. Vale a pena pedir que lhe contem as estórias desta antiga Vila Romana.

Passe pelo Núcleo Museológico do Carvalhal da Atalaia

Conheça a verdadeira essência das gentes beirãs através do seu dia-a-dia. Neste núcleo museológico ficará a conhecer a verdadeira vida rural – a sua cozinha, atividades agrícolas, tecelagem, entre tantas outras coisas.  

Serra

Companion

A companhia perfeita para o ajudar a descobrir a serra da estrela. Disponível brevemente.

Iphone X

Geolocation

Cruzando as suas preferências e a sua localização, o companion irá fazer as melhores sugestões ao longo da sua viagem.