Este site utiliza cookies para melhorar a experiência de navegação e não guarda dados identificativos dos utilizadores. Poderá desativar esta função na configuração do seu browser. Para saber mais, consulte a Política de Privacidade.

Beiras
Pelos 7 mil anos de história

roteiro

Pelos 7 mil anos de história

Siga a nossa sugestão e parta numa viagem pelo nosso concelho, conhecendo o que melhor ele tem para oferecer.
Este roteiro, explica-se pela intenção de divulgar o património arqueológico, arquitetónico, religioso e paisagistico de Fornos de Algodres, contribuindo, deste modo, para a sua salvaguarda, permitindo-lhe exercer o seu papel na formação e consolidação da memória coletiva e da identidade da população local.

Um Conselho com mais 7 mil anos de História.

Com vestígios Arqueológicos que remontam ao 5º milénio A.C., Fornos de Algodres possui um vasto Histórico, arqueológico, sacro religioso, arquitetónico, paisagístico, e gastronómico invejável. Situado no sopé da Serra da Estrela com grandes “Janelas” paisagísticas sobre a mesma, mantem-se uma terra fiel às tradições beirãs da pastorícia e da olivicultura tradicional, sendo considerada uma das capitais do Queijo Serra da Estrela e pertencendo a uma região demarcada do Vinho do Dão.

Siga a nossa sugestão e parta numa viagem pelo nosso concelho, conhecendo o que melhor ele tem para oferecer.  Este roteiro, explica-se pela intenção de divulgar o património arqueológico, arquitetónico, religioso e paisagistico de Fornos de Algodres, contribuindo, deste modo, para a sua salvaguarda, permitindo-lhe exercer o seu papel na formação e consolidação da memória coletiva e da identidade da população local.

1º dia - Manhã

Centro de Interpretação Histórica e Arqueológica de Fornos de Algodres

Visita ao Centro de Interpretação Histórica e Arqueológica de Fornos de Algodres
Integrado no Edificio do Palácio da Justiça o  Centro de Interpretação Histórica e Arqueológica de Fornos de Algodres (CIHAFA), criado em 2002, preserva em si uma amostra da riqueza Histórica e Arqueologica deste concelho numa exposição permanente. Este centro tem como objetivos peservar e divulgar o património desta região e desenvolver atividades ligadas ao mesmo. 

Igreja S. Miguel
A construção original data do século XVI, tendo no século XVIII sido completamente reconstruída. No interior, destaque para os retábulos colaterais. 

Capela de Nossa Senhora da Graça / Estrada Romana 
A capela de Nossa Senhora da Graça foi fundada no século XVI, inicialmente tinha a invocação de Nossa Senhora do Sobreirinho, porque a imagem inicial foi descoberta junto a um sobreiro.
Desde tempos imemoriais, celebram-se festas grandiosas em seu louvor. Ainda junto a esta Capela , preserva-se um troço de uma calçada romana pertencente à rede viária centrada na ligação de Mérida a Viseu, que passava por Idanha-a-Velha e Guarda.

Repare no Pelourinho

 Na antiga praça da vila de Fornos de Algodres, erguem-se sete metros de uma obra revivalista do século XX: o Pelourinho de Fornos de Algodres.

 

Passe pelo Solar dos Abreu Castelo Branco
Desenvolvido a partir de uma torre do século XIV, este complexo solarengo dos sécs. XVIII/XIX é um exemplo perfeito das antigas casas-torre senhoriais. Com uma capela dedicada a Nossa Senhora da Anunciação, pertence aos condes de Fornos de Algodres

 

Passe pelo Solar Abreu de Castelo Branco Cardoso e Melo (Condes de Fornos de Algodres)
Solar dos antigos Condes de Fornos de Algodres, apresenta brasão com escudo de armas de cinco asas representando a família Abreu, um Leão representando os Castelo Branco, dois Leões afrontados por um cardo representando os Cardoso e, por último, uma dobre cruz com seis besantes, representando a família Melo.

 

Siga pelo Solar dos Albuquerque Pimentel e Vasconcelos Soveral
O magnífico brasão lavrado em granito destaca-se na simplicidade da fachada.

 

Passe pelo Solar dos Corte Real, dos Morgados de Vale de Palma 
Devido à pequena dimensão do edifício da Câmara Municipal, chegou a funcionar como comarca de 3ª classe no final do ano de 1875. Este Solar é mais um exemplo da arquitetura barroca na região.

 

Observe o Solar Rebelo da Costa Silva Cabral

Observe o Solar Rebelo da Costa Silva Cabral Casa brasonada com escudo de armas de três faixas com flor-de-lis representando a família Rebelo, seis costas representando os Costas, um leão da Família Silva e duas cabras simbolizando os CabraisVisite o Solar Silva Cabral (Antiga Casa de António Bernardo da Costa Cabral - Marquês de Tomar) - Residência de Estudantes Construída no século XIX para ser residência de Bernardo da Costa Cabral, 1º Marquês de Tomar. No final da década de 70 do século XX, funcionou como tribunal e colégio. Atualmente, acolhe estudantes e professores.Visite a Igreja da Nossa Senhora dos Remédios / Igreja da Irmandade da Santa Casa da Misericórdia de Fornos de Algodres Templo datado do século XVII, com uma nave única e fachada de traça barroca joanina. No interior, destaque para as 36 pinturas de santos, os quadros a óleo setecentistas do mestre Jerónimo da Cunha e a talha dourada.Visite a Capela da Nossa Senhora das Dores Edificada em 1888 sobre as pedras da antiga Capela do Espírito Santo. Capela simples e de reduzidas dimensões, exibe uma fachada renascentista simples, com registos barrocos tardios, e com um pequeno campanário românico. A fachada e o interior apontam para um revivalismo barroco, visível no portal flanqueado por pilastras e rematado em frontão interrompido. Na empena da fachada posterior, ergue-se uma pequena sineira de volta perfeita e remate em cornija, numa colocação bastante rara.Passe pela Igreja da Nossa Senhora dos Remédios / Igreja da Irmandade da Santa Casa da Misericórdia de Fornos de AlgodresTemplo datado do século XVII, com uma nave única e uma fachada de traça barroca joanina. No interior, sobressaem as imagens e o teto do altar-mor, com 36 pinturas de santos e ainda outros símbolos santificados de mártires da primitiva igreja. Os quadros a óleo, da autoria do mestre Jerónimo da Cunha, remontam ao século XVIII. Destaque também para a talha dourada. Explore o Património Judaico Por todo o município ainda existem muitas marcas de Judeus e Cristãos-novos, presentes no estilo das construções, nas inúmeras gravações de Cruciformes, de Menorás, Estrelas de David e de Salomão, ranhuras para a Mezuzas e muitos portais com a pedra cortada em ângulo de quarenta e cinco graus. Descubra grande parte destas gravações na Rua da Travessa da Torre e de S. Salvador, lugar onde terá existido uma judiaria.

 

Almoço

Descanse na Margem do Rio Mondego

Um excelente lugar para fugir ao stress do dia-a-dia. Aproveite para ouvir o canto dos pássaros e o suave correr das águas do Mondego nas margens do rio. Sinta a energia de um lugar único onde a natureza se conjuga com algumas infraestruturas de convívio e lazer.

Visite as Aldeias de Juncais, Vila Soeiro do Chão e Vila Ruiva
Visite a Casa Grande de Juncais - Juncais
A família Barata Veloso convida-o a conhecer um Solar de granito do século XVI, classificado como imóvel de interesse público. No interior, descubra os pátios e a capela. No exterior, encontre-se com um belo jardim refrescado pela água da fonte. 

Observe o Relógio de Sol - Juncais
Aprenda a medir a passagem do tempo através da posição do Sol. Volte atrás no tempo e descubra o relógio solar do município, construído, em 1999, por alunos da escola primária de Juncais.
Passe pela Olaria Mimoso - Juncais
Descubra a arte regional pelas mãos dos mestres oleiros de Juncais. Na Olaria Mimoso, criada em 1979, conheça os objetos decorativos e as louças em barro ou de grés, e leve consigo o saber destas gentes. 

Visite a Igreja de Nossa Senhora da Saúde de Vila Soeiro do Chão  
A fachada barroca desta igreja do século XVIII esconde um interior moderno, construído na década de setenta do século XX, de acordo com as recomendações do concílio Vaticano II. Descubra este tesouro dos tempos modernos numa visita à Igreja de Nossa Senhora da Saúde.

Visite a Capela do Anjo São Gabriel e Necrópole da tapada do Anjo em Vila Ruiva
Descubra a “Tapada do Anjo”, lugar onde reside a Capela do Arcanjo São Gabriel. Aqui pode vislumbrar uma pequena imagem do anjo, esculpida a granito simbolizando a lenda segundo a qual este templo serviu de refúgio aos habitantes da região, atemorizados pelo ataque de um lagarto gigante. E, nas redondezas da capela, encontre uma necrópole com 22 sepulturas e várias fases de construção que, possivelmente, remontam aos séculos X/XI.  

 

2º Dia - Manhã

Visita à Aldeia de Figueiró da Granja

Em Figueiró da Granja, a fé é moldada por capelas. A nascente, a Nossa Sra de Copa Cabana; a Norte, S. Pedro e Sta. Eufémia; a poente, S. Sebastião; a sul, S. Silvestre. Ruas e calçadas medievais transportam-nos para o passado. Dentro desta antiga vila, não deixe de visitar o Pelourinho e a Capela do Mártir S. Sebastião. Visite também o Museu de Arte Sacra da comissão da Igreja Paroquial de Figueiró da Granja. Nele está conservado um espólio representativo de toda a grandeza religiosa e histórica de Figueiró. E, ao sair da aldeia, faça um pequeno desvio, subindo até ao Castro de Santiago. Nele vai encontrar as ruínas de um povoado fortificado do calcolítico e um miradouro de excelência.

Almoço

Explore as Aldeias da Muxagata e Sobral Pichorro

Na sua visita pela Aldeia da Muxagata descubra o estilo único inspirado numa basílica romana da Igreja de S. Miguel e a imponência da ermida de Nossa Senhora dos Milagres, uma das mais emblemáticas do concelho.
De seguida, não perca a oportunidade de caminhar até Sobral Pichorro. Passo a passo, vai encontrar motivos de interesse. Mas o destaque vai para a Capela de Santo Cristo, o templo mais antigo do concelho, delineado ao estilo românico, gótico e manuelino, e aprimorado com elementos medievais e quinhentistas.

Fraga da Pena (Queiriz)
Desde 1990 que este lugar é considerado um sítio de interesse arqueológico. Conheça a imponência do gigantesco Tor que domina a paisagem e abriga os artefactos de cerâmica, instrumentos e elementos de moagem, que voltaram a ver a luz do dia.

 

3 dia - Manhã

Visite a Aldeia de Algodres (Aldeia de Montanha)

Visite a Aldeia de Algodres (Aldeia de Montanha)
Antiga vila e sede de concelho, é detentora de um vasto património histórico e de uma vista única sobre o Vale do Mondego. No coração desta aldeia, vislumbre o imponente Pelourinho de gaiola do século XVI, correspondente ao foral de D. Manuel, em 1514. Ainda na mesma praça, conheça dois ex-líbris da fé regional. De um lado, encontra a Igreja Matriz dedicada a Santa Maria Maior, erguida no século XII e inserida na arquitetura românica, maneirista e barroca. No interior, destacam-se os padrões de azulejos hispânico-árabes e o altar em talha dourada.
Do outro lado, ergueu-se, em 1621, a Igreja da Irmandade da Santa Casa da Misericórdia de Algodres com pedras do antigo castelo de Algodres do qual não restam vestígios. Por fim, não abandone esta aldeia de montanha sem visitar o Miradouro do Comborço, de onde se vislumbra uma parte do vale da Serra da Estrela. 

Pare no Dolmen de Cortiçô
Implantado num planalto sobranceiro à povoação de Cortiçô, trata-se de um exemplar funerário megalítico, que apresenta algumas pinturas vermelhas da maior importância, devido à sua raridade. Foi edificado durante o Neolítico. 

Explore a Aldeia de Vila-Chã
Visite o Solar da família Soveral-Pedroso
Ao caminhar pela Rua do Terreiro, o Solar e a capela da família Soveral-Pedroso saltam à vista. Os maiores destaques da região que, desde 1687, deram uma nova vida a uma “villa” agrícola romana. As portas estão abertas para que descubra o legado da família mais emblemática da região.

Visite a aldeia de Maceira
Descubra o Moinho de Vento  de Maceira
Redescubra a arte da moagem, tão importante para as gentes do passado.
Do telhado sai um eixo em madeira de onde partem raios também em madeira que seguram as velas que o vento faz rodar. Um engenhoso sistema permite ao moleiro dirigir este eixo, rodando o telhado, para o lado de onde sopra o vento e assim aproveitá-lo ao máximo. Sistema esse que pode observar no Moinho de Vento da região. E, quando sair, respire o ar puro e disfrute da beleza da paisagem que vai encontrar.

Almoço

Passe pela Necrópole das Forcadas

Na povoação das Forcadas, seja testemunha de um legado histórico impressionante. Hoje, 24 sepulturas de granito escavadas na rocha, provavelmente nos séculos VII/VIII, estão à mercê do seu olhar curioso.

Descubra Matança
Descubra esta Aldeia construída junto à ribeira de Carapito. Repare no pelourinho do século XVI, marco arquitetónico que representa o Foral Manuelino desta povoação, e nas duas Pontes Romanas que fazem a entrada e saída deste povoado. Não deixe ainda de visitar o Moinho de água musealizado e o Dólmen da Matança, Monumento Megalítico Funerário do Neolítico.

Descubra Casal Vasco
Na Povoação do Casal Vasco podemos encontrar vários templos religiosos. Mas o destaque da fé cristã regional vai para a Capela de Nossa Sra da Encarnação. Um edifício construído no século XIV à imagem de uma fortificação acastelada. No interior, aperceba-se de algumas marcas de pedreiro feitas pelos mestres que ergueram este templo. Sem dúvida, uma paragem obrigatória na região beirã.

Descubra Infias
Uma aldeia que lhe faz uma visita guiada pela história. Visite o megalítico nas sepulturas cavadas na rocha e nas pedras de Forca. Recue até ao tempo dos romanos através de vestígios como a ara dedicada a Mercúrio. Viaje pelo século XVI até ao Pelourinho. E, para coroar esta caminhada, relaxe nas termas de S. Miguel ou a contemplar uma vista magnífica sobre a vila de Fornos de Algodres.

 

Serra

Companion

A companhia perfeita para o ajudar a descobrir a serra da estrela. Disponível brevemente.

Iphone X

Geolocation

Cruzando as suas preferências e a sua localização, o companion irá fazer as melhores sugestões ao longo da sua viagem.