Este site utiliza cookies para melhorar a experiência de navegação e não guarda dados identificativos dos utilizadores. Poderá desativar esta função na configuração do seu browser. Para saber mais, consulte a Política de Privacidade.

Beiras
Pelos Trilhos da Covilhã

roteiro

Pelos Trilhos da Covilhã

De um invejável legado histórico à beleza natural das suas paisagens, não deixe escapar nenhum pormenor na sua visita pela Covilhã.

1 dia - Manhã

Centro Histórico da Covilhã

Descubra todas as histórias que o centro histórico da Covilhã tem para lhe contar. São muitos os que chegam à região em busca do Aquadome, mas há tanto mais para descobrir. Comece por conhecer os monumentos emblemáticos desta cidade, como a Igreja de Santa Maria e os seus azulejos. De seguida, descubra pela cidade a coleção de 26 peças de arte urbana apadrinhadas pelo WOOL – Festival de Arte Urbana da Covilhã – o primeiro evento destas características no interior do País. Aproveite a caminhada para percorrera rota das judiarias, encontrando antigos bairros judeus e interessantes testemunhos arquitetónicos desse tempo.

Almoço

Visite a Galeria Antonio Lopes - Exposição Temporária

O que no século XVIII era a antiga Casa dos Magistrados, que hospedava os juízes de fora, hoje é um centro cultural que alberga a galeria em homenagem a António Lopes, que deixou a sua marca em várias igrejas da Beira. “Lopes da Covilhã”, nome pelo qual era conhecido, foi um dos grandes impulsionadores da Beira e deixou a sua arte nos tetos das Igreja de Santa Maria, da Misericórdia e da Junta Provincial da Beira Baixa. 

Inspire-se no New Hand Lab

Da antiga fábrica António Estrela, nasceu para o mundo um espaço que promove a criatividade, a inovação e o empreendedorismo através da concretização de ideias, produtos e iniciativas. Na sua história, o New Hand Lab já foi distinguido com um galardão na Exposição Universal em St. Luiz nos E.U.A e o reconhecimento do “Brillant Pen 1976”, atribuído pela Men’s Fashion Writers International. Coroações que enchem de orgulho este espaço e a cidade da Covilhã, que o acolheu.

Contemple o Miradouro Portas do Sol

Do Miradouro das Portas do Sol terá a noção da paisagem única de que o castelo beneficiava, dos principais acessos à cidade e dos contornos da antiga fronteira com o reino de Castela.

2 dia - Manhã

Chegue até à Torre

A famosa Torre é a meta daqueles que atingem o ponto mais alto de Portugal. Os sete metros de altitude deste ícone completam os 2000 da Serra da Estrela. E daqui descubra uma imagem panorâmica única sobre uma paisagem de vales e rochedos, num mesclado de xisto e granito serpenteado pelo azul dos cursos de água. De Verão, em dias claros, é possível até ver o mar e a praia da Figueira da Foz. E, de Inverno, todo este cenário é brindado pelo branco da neve que leva inúmeros turistas a atravessar as íngremes estradas da serra para aqui chegar.

Aventure-se pelo Percurso Pedestre das Salgadeiras

De um lado, a descoberta. E, do outro, a aventura. Encontra ambos neste percurso pedestre em pleno maciço central da Serra da Estrela. Passo a passo, explore uma imponente paisagem rochosa, moldada pela erosão, em especial pela glaciação, num testemunho milenar que não deixa ninguém indiferente.


Saiba mais em http://www.cm-covilha.pt/

Almoço

Visite as Penhas da Saúde

Esta aldeia de montanha, em pleno coração do parque natural da Serra da Estrela, distingue-se pelo sumptuoso cenário granítico que oferece aos visitantes. A uma altitude de 1.500 metros, a zona é maioritariamente um resort de inverno; entre o ar puro e uma preciosa quietude, encontrará um hotel, chalés de montanha e uma aconchegante moderna Pousada da Juventude. Se o tempo ajudar, desfrute de um passeio junto ao Lago Viriato, percorrendo algumas das rotas pedonais sinalizadas.

 

Pare no Miradouro das Varandas dos Carqueijais

Em plena costa da Serra da Estrela, entre a cidade da Covilhã e as Penhas da Saúde, descubra a Varanda dos Carqueijais. Um miradouro natural para disfrutar de um postal magnífico da planície da Cova da Beira.

Caminhe pelo Jardim Botânico de Montanha

No Parque Alexandre Aibéo, descubra o Jardim Botânico de Montanha e explore a diversidade de espécies da flora característica da Serra da Estrela, das zonas montanhosas do Sul, do Centro da Europa e do Norte de África, que se estendem por uma área de 12.000 m2. Caminhe pelos percursos pedonais sinalizados e observe mais de 90 espécies diferentes de árvores, plantas e arbustos, como carvalhos, azinheiras, sobreiros, freixos, ulmeiros, árvores de fruto, faias, ginkgo, cedros, abetos, teixos, giestas e sequóias. 

3 dia - Manhã

Visite o Museu dos Lanifícios

No Museu dos Lanifícios, encontre “os fios do passado a tecer o futuro”. Conheça cada linha de uma indústria que começou por se afirmar como um ato de sobrevivência e assumiu uma crescente expressão artística.

Passeie pelo Jardim do Lago

Passeie pelo Jardim do Lago

Visite o Centro Interpretativo da Cereja

Com uma ”janela” aberta para a Serra da Estrela, este Centro Interpretativo da Cereja está localizado no Ferro, uma vila rodeada por pomares que vale a pena visitar nas diversas estações do ano. Aqui, descobre um projeto inovador que mostra o processo produtivo da cereja e que brinda os visitantes com um vasto leque de atividades, desde conteúdos multimédia, jogos interativos e filmes a exposições itinerantes. E não saia sem uma recordação. Leve para casa uns doces, compotas, licores e vinhos que transportam o melhor da região.

 

Almoço

Explore o Museu Mineiro

O Museu Mineiro situa-se na Aldeia de São Francisco de Assis / Barroca Grande, no concelho da Covilhã, e está instalado no interior de um antigo tanque de combustível, "O maior gasómetro do mundo". Este Museu resulta de uma iniciativa da Junta de Freguesia da Aldeia de São Francisco de Assis, com o apoio da  Sojitz Beral Tin and Wolfram Portugal, S.A (Minas da Panasqueira), que cedeu um importante e interessante conjunto de material associado à exploração e administração das minas. O vasto espólio está disposto por três pisos e, no último, através de uma pequena porta, pode observar-se grande parte da unidade industrial das minas em laboração. O Museu Mineiro oferece uma verdadeira viagem aos tempos áureos da exploração de volfrâmio e representa uma justa homenagem à figura do Mineiro. 

Tarde

Visite a Aldeia de São Francisco de Assis / Barroca Grande

Aproveite os últimos momentos do dia para conhecer a Aldeia de São Francisco de Assis. Descubra a fundo as Minas centenárias da Panasqueira, referência mundial na produção do volfrâmio, e conheça mais da história da região. 

Serra

Companion

A companhia perfeita para o ajudar a descobrir a serra da estrela. Disponível brevemente.

Iphone X

Geolocation

Cruzando as suas preferências e a sua localização, o companion irá fazer as melhores sugestões ao longo da sua viagem.