Este site utiliza cookies para melhorar a experiência de navegação e não guarda dados identificativos dos utilizadores. Poderá desativar esta função na configuração do seu browser. Para saber mais, consulte a Política de Privacidade.

Beiras
Património Histórico e Religioso

roteiro

Património Histórico e Religioso

Conheça Celorico como um verdadeiro Beirão. Explore o património medieval de Linhares da Beira e conheça ao pormenor cada recanto do centro histórico de Celorico da Beira.

1º Dia - Manhã

Centro Histórico de Celorico da Beira

Comece por visitar o Castelo e as muralhas da região que é berço de uma das maiores iguarias portuguesas, o queijo da Serra da Estrela. Aqui vai encontrar o ponto mais alto e os principais destaques da região. Depois desça até à Igreja de Santa Maria, atualmente considerada monumento nacional. Quem visita o centro histórico de Celorico da Beira acaba por ter um motivo forte para se envolver e conhecer este património religioso.

Visite o Museu do Agricultor e do Queijo

Numa visita ao Museu de homenagem ao pastor e ao agricultor, vai conhecer o património construído por estas gentes em condições particularmente difíceis. Um autêntico álbum de memórias dos velhos tempos.

Almoço

Alinhe numa Visita com degustação ao Solar do Queijo Serra da Estrela

O Solar do Queijo da Serra da Estrela, construído no século XVIII, é um dos principais ocupantes do centro histórico da vila de Celorico da Beira. Inicialmente recebeu os antigos Paços do Concelho e o quartel dos bombeiros voluntários. Hoje, e desde o ano de 1998, foi transformado num espaço museológico onde se procura documentar uma das principais atividades económicas do concelho de Celorico: a produção do Queijo da Serra. Ao lado, vai encontrar um espaço comercial onde pode levar as iguarias para saborear em casa.

 

Passe pela Cooperativa Agrícola da Beira Serra
Nascidos a partir de uvas cuidadas em altitudes entre os 400 e os 700 metros, os vinhos da Cooperativa Agrícola Beira Serra têm em si a marca indelével das serras imponentes da região. Não perca a oportunidade de descobrir todas as castas que compõem a oferta desta cooperativa. 40.726881, -7.254866

Aventure-se pelo Trilho de São Gens

Comece a caminhada na Igreja da Misericórdia, em pleno centro histórico, rico de património que merece a sua visita atenta. Siga junto ao Bairro de Santa Luzia, pela calçada romana e pelos caminhos agrícolas até chegar ao rio Mondego. Continue a caminhada pela velha ponte românica, em direção ao monte das Lameiras. Aqui, as 52 sepulturas da Necrópole de S. Gens, abertas na rocha, saltam à vista. Por fim, regresse pelo mesmo caminho, atravessando novamente o rio Mondego até chegar ao ponto de partida.

2ª Dia - Manhã

Explore a Aldeia Histórica de Linhares da Beira e o seu castelo

Conheça esta Aldeia Histórica medieval do século XII, moldada por uma diversidade arquitetónica e artística ímpar, resultado de um legado de várias épocas. Caminhar pelas ruas desta aldeia museu é fazer uma incursão ao passado, à sua história, e sentir a brisa do Vale do rio Mondego a acariciar-nos o rosto. O Castelo, classificado como Monumento Nacional, possui duas torres: a de menagem situa-se entre os dois recintos muralhados; a do relógio possui um relógio de pêndulos (réplica do séc. XVII) que pauta o tempo da região através do sino.

 

Almoço

Aventure-se pelo Trilho da Antiga Vila

O Trilho da Antiga Vila tem início e fim junto da Igreja Matriz da povoação da Mesquitela. A caminhada começa na Mesquitela até à Carvalheda, seguindo-se Vale da Ribeira, passando pelo Mogadouro e voltando para a Mesquitela. Passo a passo, vai descobrir inúmeros pontos de interesse arqueológico, bem como vários monumentos de interesse, como solares, igrejas e pelourinhos. Sempre com a beleza natural da região em pano de fundo.

Serra

Companion

A companhia perfeita para o ajudar a descobrir a serra da estrela. Disponível brevemente.

Iphone X

Geolocation

Cruzando as suas preferências e a sua localização, o companion irá fazer as melhores sugestões ao longo da sua viagem.