Este site utiliza cookies para melhorar a experiência de navegação e não guarda dados identificativos dos utilizadores. Poderá desativar esta função na configuração do seu browser. Para saber mais, consulte a Política de Privacidade.

Beiras

a não perder

cultura & história

Museu de Vilar Maior

natureza & aventura

Miradouro do Sanatório

natureza & aventura

Miradouro de Penha de Águia

natureza & aventura

Garganta de Loriga – Eira da Pedra – Seia

festivais, música, cinema, teatro

Festival cultural Beiras e Serra da Estrela: Histórias de Manteigas

festivais, música, cinema, teatro

Festival cultural Beiras e Serra da Estrela: Identerioridades

categorias

O que procura?

Natureza, aventura, cultura, história, saúde e bem estar e muitos sabores, escolha o seu caminho.

Natureza e Aventura

Para os amantes de Natureza e Aventura oferecemos um destino em estado puro

São 6.300 quilómetros de percursos pedestres. Aqui encontram-se 9 das 12 Aldeias Históricas de Portugal, várias Aldeias de Xisto e Aldeias de Montanha. Um terço do território possui áreas classificadas, tem a reserva natural da Serra da Malcata, 2 parques naturais (Parque Natural da Serra da Estrela e Parque Natural do Douro Internacional), o Geopark Mundial da UNESCO, a paisagem protegida regional da Serra da Gardunha e ainda a área protegida privada da Faia Brava.

Saiba mais

Cultura e História

As Beiras e Serra da Estrela são também terra de Cultura e História.

Castelo milenares e muralhas, aldeias históricas, de xisto e de montanha, património arquitetónico e cultural, museus interativos e que abordam vários eixos e temáticas como os descobrimentos, o automóvel, os lanifícios, a natureza. Estes são só alguns dos infinitos argumentos para uma visita a uma terra de tradições ancestrais, como o burel ou o cobertor de papa, que se reinventam todos os dias. A arte urbana que surge um pouco por todo território é um dos muitos exemplos.

Saiba mais

mapa

Comunidade intermunicipal das beiras & serra da estrela

Esta associação de âmbito territorial visa a realização de interesses comuns aos 15 municípios que nele estão integrados: Almeida, Belmonte, Celorico da Beira, Covilhã, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Fundão, Guarda, Gouveia, Manteigas, Mêda, Pinhel, Sabugal, Seia e Trancoso.